Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Fale Conosco

Login

Moda sustentável: um mercado comprometido com o meio ambiente

O mercado da moda está em constante renovação e o ramo que exige criatividade, empenho, estudo e planejamento. É fundamental estar atento ao surgimento de novas tendências e ter bom gosto e originalidade para combinar texturas, estampas e cores. Atualmente, a moda sustentável é um segmento em evidência pela responsabilidade com o meio ambiente e representa uma ótima oportunidade para os profissionais que desejam atuar nesta área ou até mesmo empreender.

Diversas marcas já estão comercializando peças sustentáveis, devido as necessidades de consumo de forma mais consciente, assim como a constante preocupação com o planeta. Na moda, a indústria têxtil tem aberto espaço para novas práticas, que além de atenderem o consumidor com produtos de qualidade e sustentáveis, evitam o desperdício e estimulam a produção de novas peças a partir do reaproveitamento de matéria prima. E a soma de tudo isso, ainda beneficia o meio ambiente.

Atenta a este cenário, a ex-aluna do curso de Design de Moda da Faculdade Senac Porto Alegre, Carina Brendler, conta que decidiu aliar a sustentabilidade com a moda festa em seu trabalho de conclusão de curso, a partir da utilização de retalhos de tecidos descartados: “Sempre tive preocupação com questões relacionadas a sustentabilidade e na Faculdade Senac, as professoras sempre incentivavam a pesquisar sobre a produção de moda, muito por causa do fast fashion, que é muito poluente e demanda uma quantidade muito grande de peças de roupas, enfim, uma estrutura que não tem como manter”, comenta.

Por ser um projeto diferenciado em uma área da moda que ainda está crescimento, Carina comenta que houve muito cuidado e atenção para que o seu desenvolvimento se tornasse viável: “Havia uma preocupação com o resultado, se ia ficar bonito e vendável, porque a ideia era que não fosse somente um trabalho da faculdade, mas que no futuro pudesse gerar mais oportunidades”, salienta.

A designer de moda conta que, na época, percebeu um grande desperdício de tecidos, não somente por parte das indústrias, mas também de ateliês pequenos onde deu iniciou a carreira na área. Ela aponta que a falta de planejamento no momento do corte, podem acarretar erros e consequentemente o descarte. Foi  então que a empreendedora decidiu pedir permissão para pegar retalhos desperdiçados para desenvolver as suas peças e posteriormente vendê-las. 

Com o sucesso das criações, atualmente, ela é proprietária do ateliê Carina Brendler Eco Clothing, localizado no bairro Rio Branco, em Porto Alegre/RS. A loja é especializada em vestidos de moda festa com tecidos reaproveitados a partir do descarte de retalhos. Além disso, clientes que pretendem reformar vestidos também podem contar com o ateliê para isso: "Trabalhamos como vestidos inteiros de brechós ou de clientes que trazem peças que eram da mãe ou da avó para reformar”, ressalta Carina.