Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

14/10/2021

A educação plural e acessível como agente transformador socioeconômico são discutidos na primeira noite do Experience Senac 2021

A educação plural e acessível como agente transformador socioeconômico são discutidos na primeira noite do Experience Senac 2021

 

A primeira noite do Experience Senac 2021 iniciou discutindo o tema "A educação é plural. Como a educação pode impactar positivamente o aprendizado em uma sociedade plural?" Transmitido ao vivo pelo Youtube do Senac-RS, o evento contou com a participação de Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora do Setor de Educação UNESCO; e de Emílio Munaro, ex-vice-presidente de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna. 

O diretor regional Sesc e Senac, José Paulo da Rosa, abriu o evento explicando que são 15 anos trazendo à tona temas alusivos à educação sempre na semana que homenageia os professores. "A educação deve ser a base de tudo, é um dos principais pilares transformadores de uma sociedade e deve ser entendida como estratégia de desenvolvimento socioeconômico de qualquer país", afirmou o diretor.

Emílio Munaro começou sua palestra falando sobre os três vetores de transformação social: guerras, pandemias e a revolução industrial ou tecnologia. "Hoje estamos vivendo dois vetores combinados. Se nós pensamos que vamos voltar a viver como antes de março de 2020, isso não vai acontecer! Vivenciamos transformações e aprendizados, como a telemedicina que é fantástica. Vocês acham que vai deixar de existir? Ou a educação híbrida ou o trabalho remoto? Não vão deixar de existir!", definiu.

Munaro lembrou que no final do século 18 ocorreu a revolução industrial e o nascimento da educação na forma como a conhecemos hoje e 200 anos depois vem a internet e o computador, mudando tudo. "A partir do ano 2000 é que a grande transformação acontece com a popularização da internet. Atualmente, a informação está toda disponível na internet. Atentem que informação não é conhecimento. Quem faz o papel de curador, de mediador da informação para torná-la conhecimento é o professor que vive um desafio imenso porque deixa de ser emissor para ser o mediador. Um desafio que só cresce porque, além da tecnologia, temos a inteligência artificial e a computação quântica, ou seja, aquilo que chamamos de sociedade 5.0. Se o mundo mudou, o mundo do trabalho também mudou porque tudo que é fácil de ser ensinado também é fácil de ser automatizado, digitalizado e terceirizado. Todas as rotinas manuais tendem a cair ao passo que as rotinas de pensamento e desenvolvimento emocional tendem a aumentar", sentenciou.

Rebeca Otero iniciou explicando que a Unesco acredita que sociedade plural é aquela que reconhece as diferenças e constrói em favor e junto com essa diversidade. "Trabalha com conceito de educação para cidadania global, ou seja, de respeito aos direitos humanos, justiça social, igualdade de gênero e sustentabilidade ambiental, além do reconhecimento de toda diversidade. É por isso que é importante reconhecer as diversidades como uma riqueza e não um problema. Então, é relevante reconhecermos os diversos segmentos que formam nossa sociedade como os indígenas, afrodescendentes, a população LGBTQI+, etc. Todos somos diferentes e devemos ter uma sociedade que contemple essas diferenças", disse.

Rebeca enfatizou que a  educação para a cidadania global deve contemplar todas essas questões. "A Unesco trabalha neste sentido: para a paz duradoura e um mundo igual para todos. Com acesso, inclusão, não deixando ninguém para trás e entendendo que a educação é responsabilidade de todos: governos, escolas, sociedade. A educação do futuro passa pela inclusão e acessibilidade de todos. E tem que aproximar os dois mundos que tanto vimos no Brasil durante a pandemia: o aluno com seu bom computador e acesso à internet de qualidade e do outro lado, cinco irmãos dividindo o mesmo celular com uma internet ruim, instável. Uma sociedade que não discrimina, que não faz diferença entre seus elementos é muito importante", afirmou. Segundo Rebeca aprender a viver junto, criando uma interdependência é mais que necessário para a evolução. "Hoje se sabe que o jovem que não entrar no mundo da tecnologia e não qualificar sua educação de modo realmente transformador não terá um bom futuro. É preciso oportunizar a educação inclusiva, de aprendizado real", finalizou.

Para mais informações e inscrições do Experience Senac 2021, acesse o site www.senacrs.com.br/experience.

Confira a programação dos dias 14 e 15 de outubro:

 

14/10 - das 19h às 20h - A educação é flexível. Será que estamos preparados? 

Palestrantes: 

Jorge Audy, mestre em Gestão da Informação, MBAs na escola Politécnica e escola de Negócios da PUCRS, professor na PUCRS, Consultor DBServer, Instrutor Sputnik e autor dos livros - " Jogos e Workshops sobre Toolbox 360° e Jogos 360°". 

Gustavo Borba, diretor do Instituto para Inovação na Educação da Unisinos. Doutor e mestre em Engenharia de Produção.  

Luiz Carlos Filho, diretor da Escola de Engenharia da UFRGS e diretor de Inovação e coordenador do Pacto de Inovação de Porto Alegre (PACTO ALEGRE).

Ariel Berti, doutorando em Design Estratégico, mestre em Administração com Ênfase em Estratégia, palestrante e professor de pós-graduação nos temas Estratégia, Design Estratégico, Sustentabilidade e Ética. Além disso, é gerente de Educação do Senac-RS.   

 

15/10 - das 19h às 20h - A educação é inclusiva. Como a educação vem operando em cenários de desigualdades onde as necessidades básicas de aprendizagem ainda são escassas? 

Palestrantes: 

Gustavo Reis, professor, por vocação e por ofício, é bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS e mestre em Design Estratégico pela Unisinos. 

Cláudia Costin, diretora Sênior para Educação no Banco Mundial e fundadora e diretora do  Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, RJ. 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.