Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

01/03/2021

Dados são a nova água

Dados são a nova água

 Na sexta-feira (26), às 8h, cerca de 100 participantes acompanharam o segundo Café com Soluções de 2021. A transmissão da webpalestra "Como a cultura analítica e o uso de dados podem alavancar os negócios" foi comandada por Fernando Brum - administrador com MBA em Gerenciamento de Projetos que trabalha com planejamento e implementação de projetos de Business Intelligence, Precificação e Análises de Mercado para o Senac/Sesc-RS. Possui mais de dez anos de experiência no tratamento e análise de dados e é coordenador da área de Inteligência de Mercado do Senac/Sesc-RS. 

O palestrante iniciou com um vídeo sobre a evolução de valor das principais marcas mundiais de 2000 a 2021 (Top 15 Best Global Brands Ranking), evidenciando como a falta de visão de mercado através de dados fez algumas empresas despencarem. Depois, questionou a todos: "o que as empresas que mais cresceram têm em comum?". A resposta veio no slide seguinte: "as quatro empresas mais valiosas são de tecnologia". O vídeo do ranking pode ser conferido no link https://www.youtube.com/watch?v=fQZVUs2h0Tw.

Para Fernando, não há mais como sobreviver no mundo corporativo sem embasamento, ou seja, análises de dados e fatos. "Decisões não podem ser tomadas baseadas apenas no feeling, como antigamente. Dados são mais assertivos para tomadas de decisões", afirma. Porém, de acordo com a pesquisa de Ricardo Cappra, exposta na palestra, mais de 70% das decisões de negócios não são baseadas em dados. Por isso, segundo o palestrante, na analogia da pergunta "dados são o novo petróleo? Ou a nova água?", pelo grau de importância, podem ser considerados como água: "Se refletirmos sobre o petróleo, que é um combustível fóssil, temos muitas alternativas a ele. Já a água é insubstituível. Conseguimos ficar sem petróleo, mas não sem ela, afinal, nosso corpo é composto por 60% de água. Talvez a comparação mais adequada seja: o feeling é o petróleo, dados são a água". 
 
A webpalestra também evidenciou alguns números do estudo encomendado pela multinacional Qlik e realizado pela consultoria IDC sobre o uso de dados: além do crescimento da receita, foram detectadas melhorias de 20% no lucro, 16% na eficiência operacional e de 24% na retenção de funcionários. Já em relação ao desempenho, lucro (89%), número de novos produtos e ofertas de serviços (89%) e satisfação/fidelidade do cliente (90%) foram as melhorias mais relatadas como resultado de investimentos em gerenciamento e análise de dados. 

Além das principais características que colaboradores e líderes precisam ter para a disseminação da cultura analítica, o palestrante também frisou a importância do Data Storytelling - a arte de contar histórias através dos dados, geralmente com o objetivo de disseminar de forma mais impactante as descobertas feitas durante a análise. "A técnica combina formatos de visualização - como gráficos, quadros, mapas animados, entre outros - com elementos narrativos. O objetivo é usar uma quantidade de números um tanto complexa para contar uma história de forma simples e concisa, facilitando a leitura de grandes e complexas quantidades de dados", ressalta. 
 
Por fim, Fernando citou cases famosos no uso de dados: Apple, pelo desenvolvimento do iPhone por Steve Jobs; Amazon, pelo uso do Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (IA) aplicados nos sistemas de gestão; e o governo da China, pelo uso do poder dos algoritmos para monitorar a população chinesa na pandemia de COVID-19. Após as exemplificações, tirou dúvidas dos participantes. 

O Café com Soluções faz parte do Senac Soluções Corporativas, um canal exclusivo de atendimento para o desenvolvimento de soluções personalizadas que atendam às necessidades das organizações, abrangendo consultoria, assessoria e capacitações nas modalidades presencial, a distância (EAD) e on-line em todos os níveis de ensino. 

Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.