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30/11/2020

A regra é não ter regras

A regra é não ter regras

O último Café com Soluções do ano abordou os fundamentos de administração da maior empresa de serviço de streaming por assinatura do mundo. O diretor do Senac EAD, Giancarlo Giacomelli apresentou a palestra "A regra é não ter regras: princípios de gestão da Netflix para o seu negócio", com base no livro lançado no Brasil em setembro deste ano, de autoria do CEO da Netflix, Reed Hastings em parceria com a ex-gestora de RH da empresa, Erin Meyer. "A ideia é que olhemos para o case da Netflix não como algo extraordinário, mas como uma experiência que pode ser aplicada por gestores aqui no Brasil", afirmou.

Giacomelli contou a história da Netflix, que começou em 1997 como um serviço de envio de DVDs por correio e que, de tanto testar envelopes para mandar os produtos, acabou chegando na ideia que hoje é consumida por milhões de assinantes. "Na época, Reed que tem formação em Engenharia, sempre que acontecia alguma coisa errada, corria e criava uma regra para corrigir o erro. Chegou um momento que tinha regra para tudo e, como ele mesmo disse, estavam criando uma empresa à prova de idiotas. Porém, se protegia a organização dos maus funcionários, espantava os bons, os criativos, os que desejavam liberdade para crescer", relatou o especialista em gestão de projetos e gestão da inovação.

Quando a empresa tornou-se a Netflix que hoje se conhece, Reed percebeu que precisava mudar os processos e criou o modelo que atualmente conduz a organização e que baseia-se em três pilares que se complementam: Densidade de Talentos, Mais Sinceridade e Menos Controle. Giacomelli detalhou cada um. Confira:

 

  • Densidade de Talentos: desenvolva uma força de trabalho de alto desempenho. A pior coisa que um gestor pode fazer é obrigar colaboradores talentosos a trabalhar com maus colaboradores. Pague os melhores salários do mercado. Pessoas talentosas tornam umas às outras mais eficientes. Se for necessário, reduza a equipe. Um ou dois indivíduos de desempenho apenas razoável podem minar energia dos gestores, reduzir a qualidade das discussões no grupo, forçar a criação de processos e regras, fazer os melhores se demitirem e mostra que o gestor aceita a mediocridade. O objetivo deve ser desenvolver um ambiente composto exclusivamente por colegas incríveis. Reed disse: "Idiotas, preguiçosos, pessimistas ou pessoas gentis com o desempenho medíocre prejudicarão todo o negócio".

 

  • Implemente a Sinceridade: estimulando muitos feedbacks e enfatizando a transparência organizacional, criando círculos de feedbacks. Funcionários de alto desempenho se tornam excelentes, o feedback com frequência aumenta a velocidade e eficiência da equipe e por isso é indicado treinar o time para dar e receber feedbacks de forma eficaz. A ex-gestora de RH da Netflix, Erin Meyer, afirmou que "vi que dar feedbacks e expressar opiniões abertamente em vez de fazer fofoca, reduzia as traições e politicagem e nos permite sermos rápidos. Quanto mais as pessoas ouviam no que podiam melhorar, melhor todos trabalhavam. Foi quando criamos a expressão só fale de uma pessoa aquilo que você diria na cara dela". Na Netflix, se você se cala por qualquer motivo que seja, é o mesmo que ser desleal com a empresa. Afinal, você poderia ajudar os negócios, mas está optando por não fazer isso. Livre-se dos indivíduos arrogantes enquanto promove uma cultura de sinceridade.

 

  • Remova controles: como políticas de férias, de viagens e de despesas. A negociação dá liberdade para as pessoas. Lidere com contexto em vez de controle. Reed disse que na ausência de uma política por escrito todo chefe deve dedicar algum tempo para conversar com a equipe sobre quais comportamentos são aceitáveis e adequados. Dar mais liberdade aos colaboradores os levou a assumir maior senso de responsabilidade e se comportarem com mais adequação. "Quanto mais o funcionários de todos os níveis entenderem a estratégia, a situação financeira e o contexto diário, melhores decisões tomarão sem precisar de chefia", afirmou o CEO.

 

O Café com Soluções faz parte do Senac Soluções Corporativas, um canal exclusivo de atendimento para o desenvolvimento de soluções personalizadas que atendam às necessidades das organizações, abrangendo consultoria, assessoria e capacitações nas modalidades presencial, a distância (EAD) e on-line em todos os níveis de ensino. O próximo encontro ocorrerá no dia 22 de janeiro de 2021, sexta-feira, às 8h. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/39YoGT9. O evento, gratuito, gera certificado de participação. 

 

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