25/11/2020
Segurança e preço justo: você merece mais na Black Friday
Uma pesquisa realizada no Twitter aponta que as pessoas estão pesquisando com antecedência para realizar suas compras na próxima Black Friday, que acontece no dia 27 de novembro. Comparado com anos anteriores, houve uma queda de 24% em relação a quem deixava para pesquisar ou comprar somente no dia do evento. Os números apontam também que 66% das pessoas afirmam que procuram lojas e produtos pensando na Black Friday com, pelo menos, uma semana de antecedência. Comprar sem sair de casa, escolher o produto na hora que quiser e poder avaliar o produto antes de adquirir são algumas vantagens das compras on-line.
O docente dos cursos na área Informática do Senac Carazinho, Sidnei Neitzke, explica que as ferramentas de busca são grandes aliadas na hora da compra. "Você pode procurar o produto que deseja em dispositivos de busca ou em quantos sites quiser. Caso haja alguma dúvida, na maioria deles existe um campo em que o cliente pode entrar em contato com a loja e fazer perguntas. Sempre tire todas as suas dúvidas antes de realizar a compra", explica. Muitas empresas de e-commerce ainda dividem os produtos por departamentos, o que facilita na hora da busca.
Em época de promoção, as ofertas borbulham pelas redes. Como encontrar os melhores preços em um site de confiança? "Em primeiro lugar, o site precisa ser confiável, então procure saber mais sobre ele, pergunte a amigos e colegas se já compraram e se ficaram satisfeitos tanto com a qualidade do produto, quanto com o tempo de entrega", afirma o docente. A comparação de preços em sites especializados é primordial para que a compra seja concluída por um preço justo. "Alguns dos principais sites para comparar preços e promoções em várias lojas de uma só vez são o Google Shopping Brasil (http://www.google.com.br/prdhp), o BuscaPé (http://www.buscape.com.br), o Shopbot (http://www.shopbot.com.br), o Zura! (http://www.zura.com.br) e o Cata Preço (http://www.catapreco.com.br), entre outros", complementa. É importante acompanhar os preços para não sair perdendo nessa Black Friday. Caso algo aconteça fora do esperado, o Reclame Aqui é outra ferramenta importante para as compras na internet. "É um site muito usado por quem compra on-line, tanto para pesquisa de vendedores quanto para resolução de problemas no pós-vendas. Mais do que pesquisar é preciso ter a certeza de que a compra a ser feita é segura e sem fraudes", finaliza.
Já para o docente do curso Técnico em Informática do Senac Carazinho, Jackson Luís Pimentel, certificar-se se o site da compra é o site verdadeiro da loja e que também seja confiável é o primeiro passo para uma compra segura. "Na barra do navegador é possível ver esta informação, através do cadeado que significa que o site está com um certificado válido", explica. Ele dá ainda outras dicas importantes para uma compra segura e sem fraudes. Confira: