Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

13/11/2020

Presença: condição para uma liderança efetiva

Presença: condição para uma liderança efetiva

O Café com Soluções desta sexta-feira, 13 de novembro, abordou o modo de funcionamento do ser humano para lidar com o “aqui e agora” de forma efetiva. A chamada presença, que é ter competência no papel requerido como líder neste exato momento. A definição é da palestrante do dia, a psicóloga, coach e especialista em administração de pessoas, Andréa Mazarem. Mas...o que é preciso fazer para se ter presença? Como utilizar as competências para exercer a liderança de forma eficaz?

De acordo com Andréa, são necessárias quatro percepções para se manter na presença. A primeira é a Autopercepção. Pode-se afirmar que é a mais importante de todas, pois trata-se de autoconhecimento que é a base de tudo. A autopercepção é construída a partir da nossa história de vida, com o que aprendemos no decorrer da vida. É a história que vai definir os padrões de comportamento. Se não sei dizer não, se sou perfeccionista, se ajo sempre impulsivamente. Se esse padrão é útil, mantenho. Se não, ajusto para me manter na minha presença. Para Andréa, é preciso reconhecer os nossos pontos fortes e fracos. Ambos têm o mesmo grau de importância. “É necessário ter coerência com o que estou sentindo e com as atitudes que preciso ter”.

 

Ao desenvolver a autopercepção, se ganha ferramentas para lidar com o que pode nos tirar da presença. Mudanças, por exemplo, demandam o uso das habilidades e competências com maior frequência e intensidade. Isso pode levar ao estresse que, se não for bem administrado, gera problemas. “Com o autoconhecimento tenho condições de identificar e lidar com os gatilhos que me levam ao estresse e ao caos. Bloqueando-os, posso elaborar plano de ação para ajustar as coisas e retomar os processos e voltar para a presença”, explica Andréa.

 

A segunda é a percepção do outro. “Tenho que ter escuta ativa, estar disponível, usar da empatia, sem julgamentos, entender que o outro tem recursos próprios e que pode desenvolvê-los. “Aqui o autoconhecimento é muito importante, pois aumenta nossa presença e percebemos melhor o outro e isso é muito importante para a terceira percepção, ou seja, para o relacionamento com o outro”, adiantou a especialista.

 

A percepção do relacionamento com o outro pede que se cocrie a realidade para que se crie uma dinâmica que contribua para a construção de uma relação positiva, segura. “Convide o outro para também criar um ambiente de confiança e segurança para que todos possam se manter nas suas presenças”, disse. E ao falar no ambiente, Andréa passou para a quarta percepção: do contexto.

 

“O ambiente é o local onde eu e o outro estamos e o que existe de concreto nele. É onde se desenvolvem as situações, ou seja, a imagem que cada um tem do relacionamento existente entre pessoas e coisas do ambiente”, explica a coach. Para a percepção do contexto, entender que temos vários papéis na vida é muito importante. “Estamos sempre circulando entre três mundos: o organizacional, o profissional e o particular. Em meio a isso, temos nossa personalidade. Para manter nossa presença, temos que ser coerentes e atuar conforme esses papéis, ter consciência do ambiente e ter o comportamento adequado a ele”, afirmou Andréa.

 

A especialista alertou para a contaminação e confusão de papéis (levar trabalho para casa, por exemplo) e para a importância de se manter a perspectiva de realidade (se você é contratado para ser estratégico, não atue como operacional) e a atenção aos relacionamentos (saiba desativar um papel para assumir o outro). 

“Presença é estar dentro dessas quatro percepções e a autopercepção nos dá a base para adquirir as demais. Para se manter na presença faça uma autoanálise constante: quais minhas competências e o que preciso ajustar?”, aconselhou Andréa.

 

O Café com Soluções faz parte do Senac Soluções Corporativas, um canal exclusivo de atendimento para o desenvolvimento de soluções personalizadas que atendam às necessidades das organizações, abrangendo consultoria, assessoria e capacitações nas modalidades presencial, a distância (EAD) e on-line em todos os níveis de ensino.  

 

O próximo encontro acontece no dia 20 de novembro, sexta-feira, às 8h, com o tema "Gestão de Conflitos com Assertividade", ministrado por Caroline Mello. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/39YoGT9. O evento, gratuito, gera certificado de participação. 


Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.