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09/11/2020

Feedback: mais que uma técnica, uma experiência nas organizações

Feedback: mais que uma técnica, uma experiência nas organizações

 

O Café com Soluções desta sexta-feira (06/11) trouxe na prática uma ferramenta muito falada mas ainda pouco aplicada no dia a dia das empresas: o feedback. "É preciso criar essa cultura", alertou o palestrante Henrique Canfield Fritsch, professor de Gestão de Pessoas e especialista em Liderança. O evento ocorre semanalmente em uma iniciativa do Senac Soluções Corporativas.

 

O encontro iniciou falando sobre liderança, comunicação e gestão de conflitos. "Tudo isso se tem em um feedback. Um líder se comunica em um momento para validar ou invalidar uma atitude, um comportamento ou uma produtividade, e isso pode gerar um conflito ou não", explicou. De acordo com o palestrante, é bem importante conhecer a ferramenta, estruturá-la de acordo com a realidade da empresa e saber como aplicá-la para que traga resultados positivos. "Eu tenho que conhecer as pessoas que trabalham comigo, suas necessidades, seus desejos, o que esperam de mim. É o alinhamento de expectativa. Além disso, o gestor deve saber se relacionar com as pessoas, entender os pontos de vistas diferentes e não concordar de forma respeitosa", explica ele, alertando que a partir de uma conversa de alinhamento fica mais fácil dar um feedback. 

Para Fritsch, a técnica contribui para a melhoria de desempenho e performance do colaborador, desde que aconteça de forma respeitosa, sem violação do princípio da confiança e a partir de dados claros, objetivos e verificáveis. "O líder precisa observar os colaboradores o tempo todo e na hora do feedback ter em mente os objetivos e as causas. Não pode ser uma surpresa", salientou, afirmando a importância do gestor verificar ainda se a mensagem foi bem compreendida. 

Ao final do evento, o palestrante mostrou aos participantes as etapas de estruturação de um feedback, falando da relevância do momento gerar uma experiência positiva e permanecer ocorrendo nas organizações. Segundo ele, na primeira etapa deve-se acolher o colaborador para que ele se sinta seguro naquele ambiente. Na sequência, passar o feedback, mostrando evidências e, por fim, a conversa acerca de um acordo, incentivando o colaborador para que apresente uma solução.

 O Café com Soluções faz parte do Senac Soluções Corporativas, um canal exclusivo de atendimento para o desenvolvimento de soluções personalizadas que atendam às necessidades das organizações, abrangendo consultoria, assessoria e capacitações nas modalidades presencial, a distância (EAD) e on-line em todos os níveis de ensino.  O próximo encontro acontece no dia 13 de novembro, sexta-feira, às 8h, com o tema "Presença: condição para uma liderança efetiva", ministrado por Andréa Mazarem. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/39YoGT9. O evento, gratuito, gera certificado de participação. 


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