Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

26/10/2020

Como reter talentos em tempos de pandemia

Como reter talentos em tempos de pandemia

 

Quais são os colaboradores que devemos reter? Aqueles que nos agradam e só fazem o que queremos ou as pessoas que entregam os melhores resultados? A resposta é óbvia, certo? Porém...como fazer? Quais as competências que um gestor deve ter para manter talentos em tempos de pandemia? Este foi o tema da palestra ministrada pelo professor da Faculdade Senac Porto Alegre e mestre em Administração, Julio Cesar Lopes Abrantes, no Café com Soluções desta sexta-feira, 23 de outubro.

"O coronavírus já nos ensinou várias coisas como, por exemplo, que não é preciso tocar no outro para ser acolhido, que minhas atitudes podem prejudicar ou beneficiar muitos além de mim, que ficar em casa obriga a sair da zona de conforto e que nenhum luxo importa se não houver saúde, água potável, comida e amor. Além, é claro que o home office veio para ficar nem que seja no modelo híbrido", afirmou Abrantes que apresentou o resultado de uma pesquisa feita pela Catho com mais de sete mil pessoas em todo Brasil e que apontou os principais desafios para os profissionais na nova realidade, ou seja, no trabalho remoto. "As respostas mostram que 40% dos profissionais se preocupam em manter a conexão entre as pessoas; 38% em cultivar o engajamento e comprometimento das equipes; 26% em gerenciar equipes à distância e 22% em ter uma comunicação sem ruídos. É aqui que entra a capacidade das pessoas de improvisar, ser criativo para que se continue produzindo e entregando os melhores resultados mesmo em condições adversas. Como gestores temos que nos capacitar e desenvolver habilidades para garantir que esta nova realidade, esta nova modalidade de trabalho continue produtivo, que a equipe siga engajada", indicou.

Diante deste cenário, Abrantes trouxe ideias para engajar colaboradores que devem ser aplicadas em qualquer modo de trabalho. São elas:

  • Incentive o trabalho em grupo

  • Envolva todos nas decisões

  • Seja sempre muito claro sobre os objetivos

  • Estabeleça metas que sejam realmente alcançáveis

  • Não abra mãos do feedbacks e aja a partir deles

  • Incentive o desenvolvimento profissional e pessoal

  • Preze por um ótimo clima organizacional

  • Sempre reafirme os valores da empresa

Abrantes também destacou a importância de promover processos que vão muito além do se vê na superfície de uma empresa como estrutura física, salário, benefícios e ferramentas tecnológicas para motivar, engajar e reter talentos. "Como o salário emocional, por exemplo, que é tudo aquilo oferecido pela organização, mas que não pode ser contabilizado financeiramente. Oportunidade de crescimento, ambiente agradável, cultura e valores alinhados, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, etc. Cabe ao bom gestor criar condições para que tudo isso aconteça", explicou.

O papel do líder é muito importante na retenção de talentos e neste contexto surge o conceito de líder servidor. "É aquele que NÃO É sabichão, centralizador e autoritário. O líder servidor é transparente, acessível, entusiasta e acolhedor. Ele cuida de si e das pessoas, dá autonomia, ensina e pensa sistematicamente", disse o palestrante que ainda elencou as 10 competências que o profissional vai precisar desenvolver a partir de 2020. Confira:

  • Resolução de problemas complexos

  • Pensamento crítico

  • Flexibilidade cognitiva

  • Capacidade de julgamentos e de tomada de decisões

  • Negociação

  • Criatividade

  • Coordenação

  • Gestão de pessoas

  • Inteligência emocional

  • Orientação para servir

"É necessário entender que 85% das pessoas deixam os chefes e não as empresas. A melhor maneira de reter talentos é ter líderes incríveis", concluiu o professor.


O Café com Soluções faz parte do Senac Soluções Corporativas, um canal exclusivo de atendimento para o desenvolvimento de soluções personalizadas que atendam às necessidades das organizações, abrangendo consultoria, assessoria e capacitações nas modalidades presencial, a distância (EAD) e on-line em todos os níveis de ensino.   


O próximo encontro acontece no dia 30 de outubro, sexta-feira, às 8h, com o tema "Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD: impactos para o negócio", ministrado por Andressa Dellay Agra. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/39YoGT9. O evento, gratuito, gera certificado de participação. 


Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.