Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

18/09/2020

A gestão do tempo na pandemia

A gestão do tempo na pandemia

Quem são vocês? Com esta pergunta a psicóloga especializada em coaching organizacional e em dinâmica de grupos, Eliane Böttcher, iniciou o Café com Soluções desta sexta-feira, 18 de setembro, que teve como tema "A Gestão do Tempo na Pandemia". As resposta das mais de cem pessoas que acompanharam a palestra foram de aspectos pessoais (mãe, esposa, guerreira) a profissionais (focado, dedicada, comprometido) e a especialista explicou que quando nos apresentamos somos uma somatória de coisas. "Todos esses papéis que vivemos no dia-a-dia devem ser divididos e administrados para que possamos gerir nosso tempo, especialmente neste momento que estamos vivendo".

Eliane, então, fez a segunda pergunta: você é dono do seu tempo? "Conseguiremos realizar tudo que queremos e planejamos ou seremos sugados pelo tempo? Apesar de estarmos hoje mais tempo dentro de casa ainda sentimos falta de tempo para a família, amigos, para fazermos o que desejamos, enfim. É preciso entender, portanto, que gestão do tempo também é a prioridade que damos para as coisas", disse.

Para que a gestão do tempo aconteça é necessário autoconhecimento e equilíbrio. "Quanto mais nos conhecemos, melhor iremos lidar com as situações. Se tivermos equilíbrio das nossas escolhas, mais possibilidades de conseguirmos elencar prioridades e investir nas competências pessoais para enfrentar as questões que vêm de fora. Administrar nosso interior para melhor controlar o exterior. Não podemos controlar a pandemia, por exemplo, mas podemos controlar como podemos agir e administrar as situações", afirmou Eliane.

A especialista aconselhou: "Não está no controle da sua vida? Busque ajuda. Nem sempre se consegue dar conta de tudo sozinho e não há mal algum em reconhecer isso e pedir auxílio. Ouçam, percebam seus corpos. Está sem energia, sempre cansado, com raiva, frustrado? O problema não é se sentir assim. Problema é não buscar ajuda para resolver isso. É preciso se dar conta que é preciso mudar essa situação, impor limites, cuidar de si mesmo, administrar suas questões internas. Só assim é possível fazer a gestão da vida e do tempo". Eliane apontou o quanto é importante não se deixar levar pelas exigências externas, o "TEM QUE". "Se não nos apropriarmos das demandas, vamos agir no automático, de forma robotizada. Podemos ser competentes, ótimos e mesmo assim saber impor limites, assumir o controle de nossas vidas".

Neste momento de pandemia, a psicóloga perguntou: você trabalha de casa ou mora no trabalho? Para que a confusão e o estresse decorrente dessa situação não ocorram, deu dicas. Veja:

  • Crie espaços e rotinas específicas de trabalho e separe-as da rotina de sua casa

  • Combine com a família: naquele período e espaço você está no trabalho

  • Tenha momentos de intervalo. Se no trabalho você levanta, toma café, visita outro setor, conversa com o colega, faça isso em casa também. Vá fazer café, tome sol por dez minutos...É necessário ter momentos de descanso e prazer

  • Elenque prioridades e aprenda a delegar. Mesmo em home office, repasse tarefas para a equipe. Planeje e ajude sua equipe, seus colegas a planejar o tempo. Organize-se e ajude na organização dos outros

  • Cuide do seu tempo e ajude o outro a cuidar do dele. Mas, atenção! Não assuma o tempo alheio como sendo seu, pois quando fizer isso estará abrindo mão do seu tempo, de você e do que é importante para você. "Isso não é fácil, claro. Ainda mais quando envolve família ou a sua liderança no trabalho. Mas pode ser diferente, sim. Negocie com o outro, mostre prioridades, coloque limites. Isso é gestão do tempo", falou Eliane.

  • Celebre! Mesmo as pequenas vitórias. Conseguiu cumprir a pauta do dia? Entregou um trabalho? Teve um dia proveitoso? Comemore!

"O que você faz com seu tempo livre? Descanse, não faça nada, medite, leia aquele livro que há muito vocês quer ler, faça uma nova receita. Faça o que lhe dá prazer!", finalizou Eliane.

O Café com Soluções faz parte do Senac Soluções Corporativas, um canal exclusivo de atendimento para o desenvolvimento de soluções personalizadas que atendam às necessidades das organizações, abrangendo consultoria, assessoria e capacitações nas modalidades presencial, a distância (EAD) e on-line em todos os níveis de ensino.  

O próximo encontro acontece no dia 25 de setembro, sexta-feira, às 8h, com o tema "Design Thinking na cultura organizacional - criatividade para inovar” com Melissa Costa Danda. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/39YoGT9 . O evento, gratuito, gera certificado de participação. 

Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018