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11/09/2020

O líder como agente transformador

O líder como agente transformador

 Em meio a tantas mudanças no mundo ainda dependemos de pessoas que assumam o protagonismo, que apontem caminhos e possibilidades. Mais do que nunca, no cenário de crise causada pela pandemia, o líder é necessário não apenas nas organizações, mas na família, na comunidade, em todos os lugares. Com essas palavras o psicólogo, especialista em comunicação corporativa, docente e consultor em RH, Carlos Miguel Morais da Silva, iniciou o Café com Soluções desta sexta-feira, 11 de setembro, com o tema "Liderança necessária: seja um agente de transformação". 

"Liderar é sujar as mãos", afirmou o psicólogo. Aquele que se vale do cargo pode ser gestor, mas não é líder. Miguel explica que a liderança deve inspirar, mostrar o caminho, dar as cores do futuro, comunicar-se e compartilhar informações. E citou pesquisa publicada recentemente na revista "Você RH" que aponta que 70% dos funcionários se sentem mais engajados quando a liderança comunica a estratégia e os atualiza constantemente, dando feedbacks e compartilhando informações. "Foi-se o tempo que informação era poder e por isso as pessoas guardavam para si. Atualmente informação é pública, está na web. Nas corporações não existe mais o "dentro" e "fora". Basta um clique no celular, uma mensagem enviada pelos aplicativos e compartilhada e a informação está na rua, tornou-se pública", disse. 

Em momentos de crise é a liderança quem vai orientar, dar possibilidades e buscar saídas. Por isso sempre é hora de investir na formação de líderes com consciência de como funcionar em harmonia com o ecossistema. "Por mais que estejamos vivendo a realidade de 13 milhões de desempregados temos empresas em busca das pessoas certas para as vagas disponíveis e as pessoas certas estão em busca de empresas que lhes proporcionem proposta de valor, ou seja, como é o clima da empresa? E as pessoas? Como é o líder? Terei liberdade para atuar? Está tudo conectado: benefícios, marca bem posicionada, clima, liderança", definiu Miguel. 

O especialista destaca que a liderança é um contrato e um caminho sem volta, uma vez tomada a decisão deve-se arcar com os ônus e bônus. "Está cheio de líder ´meia boca´ por aí e isso não serve mais. Se decidiu ser líder, seja o melhor. Entenda que você deve adotar comportamentos e atitudes perante seus stakeholders que condizam com o papel que assumiu. Saiba que existe uma carga emocional (afinal, está lidando com pessoas) e que deve agir com calma, com filtro. E para conseguir lidar com isso, incorpore a ideia de que não se vive sozinho. Conecte-se com outros líderes, troque ideias e experiências, converse, crie fóruns, busque soluções junto com outros, compartilhe. Liderar é se permitir estar vulnerável e abandonar a capa de super herói. Empatia é importante, é a principal competência identificada em um líder. Assim como as pessoas de sua equipe, você sofre, sente dor, fome e não passa alheio à pandemia, por exemplo".

Miguel elencou as cinco práticas que considera relevantes para uma liderança exemplar: 

  • Modelar o caminho: líder é exemplo, define padrões de comportamento. 

  • Inspirar visão compartilhada: ter visão clara do futuro, encantar a equipe, engajá-la e visualizar em quem investir para ser um líder

  • Desafiar o processo: ser um agente de mudança, correr riscos, questionar (por que tem que ser assim? posso fazer de outro jeito?)

  • Habilitar outros para agirem: criar ambientes seguros onde o erro faz parte do processo, do treino e assim preparar equipe para agir sem s presença do líder

  • Incentivar o coração: reconhecer os resultados individuais e comemorar (inclusive as pequenas) as realizações 

O especialista também deu dicas de como transformar a liderança e destacou que, a partir da percepção da necessidade de mudar algo buscar ajuda seja na terapia, no coaching, na mentoria de alguém. "Desafie  status, busque autenticidade através do autoconhecimento. Peça feedbacks, pois nenhum processo vive sem retornos: estou no caminho certo? É preciso saber ouvir, converse com sua equipe, com sua famíla, gestor ou comunidade. Exponha sua visão, mas ouça a deles. E tenha sempre em mente a frase do autor e palestrante motivacional Simon Sinek: 100% dos clientes são pessoas. 100% dos empregados são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios", finalizou. 

O Café com Soluções faz parte do Senac Soluções Corporativas, um canal exclusivo de atendimento para o desenvolvimento de soluções personalizadas que atendam às necessidades das organizações, abrangendo consultoria, assessoria e capacitações nas modalidades presencial, a distância (EAD) e on-line em todos os níveis de ensino.  

O próximo encontro acontece no dia 18 de setembro, sexta-feira, às 8h, com o tema "Gestão do Tempo na Pandemia" com Eliane Bottcher. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/39YoGT9 . O evento, gratuito, gera certificado de participação. 


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