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23/07/2020

Senac-RS é case internacional de implantação de aulas remotas

Senac-RS é case internacional de implantação de aulas remotas
Divulgação Senac-RS

A transição para o ensino remoto durante a pandemia, assim como a experiência do Senac-RS com o ensino a distância, foi apresentada em um encontro on-line do International Training Centre of the International Labour Organization (em tradução livre, Centro Internacional de Treinamento da Organização Internacional do Trabalho). A organização, que é braço de treinamento da Organização Internacional do Trabalho, reuniu no último dia 17 instituições da Ásia, África e América Latina que procuraram exemplos para seguirem na implantação de cursos profissionalizantes a distância.

No encontro on-line, a coordenadora de Projetos da Gerência de Educação Profissional do Senac-RS, Lucieli Catia Tubin, e a Orientadora de Educação Profissional, Ana Carolina Paulino, apresentaram a instituição, falaram sobre suas áreas de atuação no Brasil, assim como as mais de 600 escolas, e a sistemática da Rede EAD do Senac no país.

Outro destaque foi para a migração dos cursos presenciais para o ensino remoto desde março deste ano, quando começou a pandemia do novo coronavírus no Brasil. “Tivemos que mudar rapidamente e com eficiência para os alunos continuarem com suas aulas. Para isso, contamos com treinamento e suporte aos docentes. Nos cursos EAD os tutores já têm a expertise e o conhecimento do ensino não presencial. No caso das aulas remotas, tivemos que criar tutorial e ensinar metodologias porque esses docentes não tinham essa experiência do on-line”, relata Ana Carolina. Para ela, o maior desafio foi a questão do treinamento dos professores dos cursos presenciais. “Foi desafiador mudar a rotina desses profissionais em um cenário onde temos que lidar com realidades diferentes, equipamentos diferentes, além das próprias dificuldades de conexão com a internet”, conta.

Um dos pontos levantados na reunião foi sobre o engajamento dos alunos com essa nova realidade. “O engajamento tem que partir dos professores, que precisam estar bem preparados. É necessário ter inteligência emocional e eles precisam estar motivados para motivar os estudantes. Por isso, trabalhamos muito a questão do suporte. Um dos exemplos, além de um material de apoio com o resumo das diretrizes e um tutorial, foi a criação de uma sala virtual para apoio e aconselhamento pedagógico”, conta.

Na ocasião, as representantes do Senac-RS também falaram sobre os recursos e ferramentas que o Senac utiliza para atender todas as necessidades dos estudantes. Citaram a plataforma Blackboard, além dos mais de 900 objetos de aprendizagem disponíveis em um repositório chamado Espie. “No Espie, os conteúdos são categorizados por áreas de aprendizado e todos alunos e docentes têm acesso”, explica Ana Carolina. Lucieli ainda falou sobre a grande a grande adesão e adaptação dos alunos ao novo cenário. “Atualmente, no Rio Grande do Sul, temos mais de 14.400 mil estudantes participando de aulas no formato de ensino remoto, com a instrução de 1.515 docentes”, relata Lucieli.

Para finalizar, a coordenadora ainda citou a importância de um time multidisciplinar estudando e desenvolvendo melhorias nos processos e destacou a questão da acessibilidade à educação, como a disponibilização de interpretação dos materiais em Libras para alunos surdos e leitura de tela para deficientes visuais.

 

 

 

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