Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

09/10/2019

Senac EAD oferece Técnico de Secretariado para quem busca se qualificar para o mundo do trabalho

Senac EAD oferece Técnico de Secretariado para quem busca se qualificar para o mundo do trabalho

O Secretariado surgiu no Brasil na década de 50, com a vinda das multinacionais para o país. Ainda hoje, há uma boa receptividade para esse ofício no mercado de trabalho, pois esse profissional é multifuncional e, cada vez mais, as organizações buscam esse perfil para compor o seu quadro de funcionários.

Por se tratar de um cargo que exige extrema confiança e organização, é uma função que requer dedicação, qualificação e muito sigilo. Entre as atividades da profissão, destacam-se: administrar agenda profissional e pessoal de executivos, assessorar presidência e diretoria e garantir qualidade nas atividades.  

“O Secretariado é uma área muito rica em conhecimento, sendo que o profissional vai se relacionar com todas as áreas e níveis hierárquicos da empresa. Com isso, à medida que vai entendendo o funcionamento de cada setor, acaba se tornando um facilitador e referência em diversas questões do dia a dia”, destaca Camila Gonçalves Rodrigues, docente do curso Técnico em Secretariado do Senac EAD.  

Os cursos de curta duração, com valores mais acessíveis e na modalidade a distância, tornaram-se uma ótima opção para aqueles que desejam melhorar o currículo ou apostar em capacitação. As inscrições para o curso de Técnico em Secretariado iniciaram neste mÊs outubro de 2019 e podem ser feitas pelo site www.ead.senac.br.

Entendendo essa busca por qualificação, conversamos com Camila Gonçalves Rodrigues, tutora do curso de Técnico em Secretariado do Senac EAD, que nos deu algumas dicas de como se tornar um profissional preparado para o mercado de trabalho.

 

1.                  Qual o papel deste profissional técnico? O que ele faz?

Camila Gonçalves Rodrigues - O profissional da área assessora demandas relativas à gestão, e desempenha atividades de gerenciamento de agenda, gestão de viagens (compra de passagens, reserva de hospedagem e locação de veículos), redação de documentos diversos, planejamento e organização de eventos, atendimento ao público externo e interno e elaboração de planilhas e orçamentos. Além disso, também atua como um facilitador, pois é um elo entre os dirigentes da empresa e os demais setores.

 

2.      Em quais setores este profissional pode atuar?

Camila Gonçalves Rodrigues - Os profissionais da área podem atuar em diversos setores, tanto na esfera pública quanto nas empresas privadas:

- Indústrias
- Instituições de Ensino
- Hospitais
- Empresas de diversos segmentos
- Bancos
- Escritórios de Advocacia

 

3.  Esse profissional pode trabalhar de forma autônoma, empreendendo?

Camila Gonçalves Rodrigues - Atualmente, existem profissionais de Secretariado que atuam de forma autônoma, principalmente em home office, prestando serviços de compra de passagens (aéreas e rodoviárias), reservas de hospedagem, redação de documentos e elaboração de planilhas. Esses profissionais podem trabalhar para pessoas jurídicas e pessoas físicas que necessitam de serviços de secretariado. Essa atividade, geralmente, é chamada de Secretariado Remoto.

4.  Como é o mercado de trabalho para este profissional?

Camila Gonçalves Rodrigues - O mercado é muito abrangente para esses profissionais, o que gera grande índice de empregabilidade. Isso acontece porque a área permite que, durante o curso, os estudantes consigam se inserir no mercado. É muito comum um estudante iniciar o curso e ser contratado como estagiário e, muitas vezes, antes de concluir o curso, esse profissional é efetivado. 

 

5.      No geral, como é o perfil do aluno que busca este curso?

Camila Gonçalves Rodrigues – O aluno que busca este curso tem perfil dinâmico, que gosta de desafios e que tem boa relação interpessoal.

 

6.      Qual a média salarial deste profissional?

Camila Gonçalves Rodrigues - A média salarial no Brasil para os profissionais técnicos de Secretariado é em torno de R$ 1.500, segundo estudo divulgado pelo site Vagas.com¹    

 

7.      O que o aluno pode esperar do curso de Técnico em Secretariado do Senac EAD?

Camila Gonçalves Rodrigues – Neste curso, o aluno vai ter a oportunidade de visualizar-se trabalhando nessa área, pois haverá muita integração da parte teórica com a parte prática. Além disso, vai se sentir preparado para as demandas do mercado, pois vai estudar sobre redação empresarial, atendimento, gerenciamento de agenda, gestão de viagens etc.

 

8.  Dê uma dica para o profissional desta área que está entrando no mercado de trabalho agora

Camila Gonçalves Rodrigues – Para os profissionais que estão ingressando na área, é muito importante estar atento à resolução de problemas que podem surgir. É interessante que, ao levar uma demanda ou uma questão ao seu gestor, o profissional tenha uma sugestão de como resolver. 

 

Fonte de pesquisa: 

1 - Site Vagas.com.

Link:  (fonte: https://www.vagas.com)

 

 

 

Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018