Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

01/10/2019

Educação inclusiva: a atuação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Faculdade Senac

Educação inclusiva: a atuação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Faculdade Senac

De acordo com o último censo publicado em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC), o Brasil tem mais de 43 mil estudantes no ensino superior com deficiência física, sensorial ou intelectual. O levantamento também revela o número de estudantes com superdotação, deficiência múltipla, autismo, entre outras deficiências. Garantir a educação inclusiva é um dever que merece atenção e responsabilidade das instituições de ensino. Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em seu Art. 27, o acesso à educação é um direito da pessoa com deficiência, e o sistema educacional deve ser inclusivo a fim de garantir o desenvolvimento de acordo com as necessidades de aprendizagem. Na Faculdade Senac Porto Alegre, esse tema é levado muito à sério.

Com o compromisso de promover a inclusão, desde 2015 a Faculdade Senac Porto Alegre conta com um atendimento específico que busca oportunizar o acesso e a participação de alunos que possuem algum tipo de deficiência e/ou transtorno psicossocial. Chamado Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o setor realiza este trabalho, fundamental para a participação e aprendizado, tanto dos estudantes dos cursos superiores, quanto os de formação inicial continuada.

Na Faculdade Senac, as práticas inclusivas são inúmeras. Vão desde a adequação de recursos para auxiliar o aprendizado (materiais pedagógicos, vídeos com tradução em libras, softwares ledores de tela, teclado em Braille, intérprete de libras em sala de aula, entre outros) quanto conversas periódicas com os docentes para identificar as possíveis dificuldades dos alunos. Além disso, os estudantes contam com um atendimento educacional especializado e são acompanhados ao longo da trajetória acadêmica.

Cerca de 52 alunos já foram atendidos pelo NAI e a cada ano esse número só aumenta: “Sabemos o quanto a inclusão é importante, especialmente em sala de aula. É um desafio a cada dia e nos orgulha muito esse trabalho que já ajudou e ainda ajuda muitos alunos a realizarem o sonho de estudar”, salienta a coordenadora do NAI, Luziane Carvalho.

Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo NAI, podem ser obtidas pelo telefone (51) 3022-1044 ou presencialmente na Faculdade Senac Porto Alegre, localizada na Rua Coronel Genuíno, 130.

Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018