Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

Porto Alegre, 23/11/2018

Último dia de Competições Senac de Educação Profissional

Último dia de Competições Senac de Educação Profissional

Hoje o dia é de reta final nas Competições Senac de Educação Profissional. Entre terça e esta sexta-feira, os 42 estudantes de todas as regiões de País terão realizado mais de 50 provas ao total.

Nossos cinco representantes seguem fazendo todos os testes em suas respectivas ocupações: Bruna Rupolo, em Cabeleireiro; Sofia Montenegro Lerner, na ocupação Cozinha; Daniela Borges, em Cuidados de Saúde e Apoio Social; Veridiana Tironi, em Estética e Bem-Estar e Leonardo Linhares da Silva, em Serviços de Restaurante.
 
Na quinta-feira (21), Sofia realizou uma entrada fria de polvo e um mousse de banana com sablé breton de chocolate branco. Já em Serviços de Restaurante, Leonardo preparou elementos necessários para a realização do serviço de um jantar fino. Em Estética, as provas da tarde foram de design de sobrancelhas com coloração de sobrancelhas e maquiagem em pele madura. Em Cuidados de Saúde e Apoio Social, uma das provas simulou atendimento de Parkinson. Já em Cabeleireiro, os competidores tinham que realizar um penteado para a noite pela manhã e fizeram corte feminino à tarde. 
 
Pela primeira vez, o Departamento Nacional do Senac promove as Competições com as provas de todas as ocupações simultaneamente. A equipe do Senac levou para o Hotel Ilha do Boi, no Espírito Santo, treze mini salões de beleza, seis cozinhas completas, uma clínica de estética com quatro cabines, um ambulatório e quarto para atendimento hospitalar em home care, um restaurante com quatro ambientes e um bar para os garçons demonstrarem seus serviços. 
 
Competições Senac em debate
A quinta-feira (22), penúltimo dia de competição, foi marcada por um evento inédito: os diretores dos departamentos regionais reuniram-se para debater sobre a importância das competições para cada Estado. Na ocasião, o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, relatou sobre a experiência do RS nas competições e citou a importância do processo.
 
“Participar da WorldSkills é um desafio que nos move, nos motiva, pois, para sermos referência, precisamos nos comparar. A WorldSkills é a melhor instância que nós temos para verificar se a nossa educação profissional tem ou não qualidade. Temos espaço para melhorarias, mas o Brasil tem se destacado muito nas últimas edições da WorldSkills, ficando sempre entre os primeiros lugares, entre mais de 70 países. Já no PISA, na edição de 2015, a nossa posição foi 63°. Quando o Senac e o Senai participam, representando o Brasil em uma competição como essa, nossos resultados são de excelência”, colocou o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa.
 
Além do RS, puderam falar sobre o processo os diretores Ana Cláudia Alencar (RJ), Marina Viana (BA), Rudney Raulino (SC) e José Ahirton Lopes (MA).
 
O desenvolvimento do trabalho comportamental
Para ser um competidor, é preciso muito além da técnica. O especialista Lucas Rosito, que trabalha como preparador e psicólogo comportamental dos alunos, também conversou com os diretores sobre as marcas formativas do MPS, sua importância para o desempenho nas Competições e as características e importância do expert, do competidor e do docente avaliador. 
 
Na visão de Rosito, a competição é muito mais parecida com a vida real do que a sala de aula. “Aprende-se fazendo e analisando o próprio fazer, rompendo com o sistema focado apenas na transmissão do conteúdo. Esse processo de aprendizagem, em que o aluno/treinador vão se dando conta de como fazer diferente ao longo dos treinos, transforma o processo competitivo em ações cooperativas, educacionais e de formação dos mais qualificados. A competição é o momento de o Senac pensar na sua forma de fazer. “
 
Sobre o papel do evento, Rosito ainda destaca: “A Competição só faz sentido se ela não se restringir a esse evento. Se todos entenderem que aqui é uma grande feira, onde se descobrem habilidades, talentos e processos novos, isso se aplica e se multiplica. A competição é um padrão ouro para o desenvolvimento dos departamentos regionais, pois o padrão típico [sala de aula] não nos oferta isso. Vejo isso como um grande laboratório, onde todos – treinadores, experts e alunos - saem desse processo maior do que entraram”.
 
43 estudantes de 20 estados
O evento reúne 43 estudantes vindos dos quatro cantos do País. Unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de 20 estados estão representadas: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.
 
Sobre as Competições Senac de Educação Profissional:
A competição é composta de etapas seletivas escolar e regional, sendo que os vencedores da etapa regional de cada estado encontram-se na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. 
 
Já a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos, em um país diferente, e reúne competidores de mais de 70 países. O evento é organizado pela WorldSkills International e tem como objetivo mostrar, inspirar e incentivar jovens no mundo todo em relação às mais de 51 ocupações que participam das disputas
 
Etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional
Data: 19 a 24/11
Local: Vitória – Espírito Santo
 
Representantes do Rio Grande do Sul na etapa nacional 
 
Cabeleireiro – 13 estados
Bruna da Silva Rupolo (21 anos) – Senac Taquara
AC, AM, CE, ES, MG, PB, PE, PR, RJ, RR, RS, SC e SE
 
Cuidados de Saúde e Apoio Social – 8 estados
Daniela da Silva Borges (21 anos) – Senac Caxias do Sul
 AC, AL, ES, MG, PA, PR, RS e SC
 
Estética e Bem-Estar – 4 estados
Veridiana Tironi (20 anos) – Senac Canoas
ES, RS, SC, e SE
 
Serviços de Restaurante – 7 estados
Leonardo Linhares da Silva (20 anos) - Senac Comunidade
BA, MA, MG, MS, RN, RS e SE
 
Cozinha – 10 estados
Sofia Montenegro Lerner (21 anos) – Faculdade Senac Porto Alegre
 AM, CE, DF, MG, PB, PR, RJ, RN, RS e SC
 
 
 Confira a cobertura completa em www.senacrs.com.br/competicoes ou clique aqui para ver as fotos. 
 
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018