Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

01/10/2018

O que é necessário para ser um empreendedor?

O que é necessário para ser um empreendedor?

Abrir a sua própria empresa pode parecer muito arriscado, mas ter o seu negócio é uma das saídas possíveis para melhorar sua vida. Segundo a pesquisa Global Enterpreunership Monitor de 2016, o Brasil é um dos países com o maior número de empreendedores do mundo. Além disso, segundo a Pesquisa de Sobrevivência das Empresas no Brasil, de 2016, a taxa de sobrevivência é de 77% em média, no país. Isso significa que aproximadamente oito empresas se afirmam no mercado a cada 10 que abrem as portas.

Seja em função da escassez de empregos, de um sonho ou da vontade de ser seu próprio chefe e ter a oportunidade de escolher de que forma se quer trabalhar, abrir a própria empresa tem sim seus riscos, mas é uma opção que chama muito a atenção de brasileiros como o ex-aluno do Senac Torres Jackson Araújo, que abriu sua barbearia na cidade há cerca de um ano. O espírito empreendedor do dono da Jack Barbearia ganhou força depois de muito tempo executando todo tipo de serviço, desde auxiliar de pedreiro até vendedor em uma empresa de cosméticos.
 
Para muitos brasileiros é assim. Precisam deixar sua vontade de se especializar e empreender em segundo plano e tocar a vida como se pode. Mas o que é tão atrativo em abrir sua própria empresa que chama atenção de tantas pessoas?
 
Há algumas vantagens e algumas desvantagens nesse caminho. Ao mesmo tempo que você se depara com a ideia de poder ter lucro ilimitado, um horário flexível e, para quem é adepto, uma rotina imprevisível, é preciso lidar com o estresse e a burocracia envolvidos, diversas despesas que precisam ser levadas em conta, além dos problemas tão imprevisíveis quanto a rotina em si. Mas para quem não se intimida, as possibilidades são infinitas.
 
A Jack Barbearia nasceu após a profissionalização do Jackson, que passou pelo curso de Barbearia do Senac Torres e encontrou a oportunidade para abrir o seu espaço. A barbearia com ares tradicionais, no estilo “barba, cabelo e bigode”, oferece serviço personalizado, sendo que “a ideia foi ser o mais objetivo possível e ter um lugar pra resgatar aquele relacionamento antigo entre pai e filho com um clima legal”, segundo o empresário.
 
Ele também afirmou, confirmando o que apontam as pesquisas, que em menos de um ano já bateu suas metas para o período completo e agora, junto com a esposa, pensa em expandir o espaço para poder atender também o público feminino que busca atendimento. Para Jackson, o melhor de tudo é perceber a satisfação dos clientes com o serviço prestado na barbearia.
 
Assim como Jackson, Júlio Trisch Júnior iniciou o curso de Barbearia do Senac Torres na esperança de empreender e melhorar sua vida. Para Júlio, a motivação é inspirada no pai. Trabalhava como pintor, seguindo seus passos e, agora, optou pela troca de profissão, também seguindo os passos dele, que se formou na primeira turma do curso de barbeiro da escola e já atua na área. O seu sonho é abrir a própria barbearia juntos quando ele se formar.
 
Júlio viu na profissão adotada pelo pai uma oportunidade de crescimento. Ele viu o mercado crescer e a oportunidade de criar seu próprio negócio em parceria com o pai se tornou o próximo objetivo. Sendo assim, ele e o pai pretendem, diferentemente de Jackson, abrir uma barbearia mais “moderna”, no estilo barber shop. A ideia é criar um espaço de prestação de serviço e lazer, onde seus clientes possam passar um tempo de qualidade além de cuidar do visual.
Para os três alunos do Senac Torres, a possibilidade de se profissionalizar e empreender para melhorar suas vidas é uma realidade vivida a cada dia. O sonho de serem donos dos próprios negócios e darem uma nova perspectiva para suas vidas fez com que movessem seus esforços na direção que acreditavam para concretizar suas ideias.
 
Então se o seu sonho também é abrir sua própria empresa: planeje; se profissionalize; e esteja preparado para os desafios de comandar um negócio, pessoas e contas. Assim, as chances de ter sucesso são maiores e você poderá contar com todas as vantagens de ser seu próprio chefe!
 
Cursos relacionados
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018