Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

25/05/2018

Design de Moda: tendências do mercado

Design de Moda: tendências do mercado
Divulgação Senac-RS
 

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT) o setor da moda é o segundo segmento que mais emprega no país. A estimativa é de que o mercado crie mais 300 mil postos de trabalho até o ano de 2025. Esses profissionais irão atender às mais de 30 mil indústrias têxteis do país, que representam 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Isso faz o país ser o 6° maior produtor de roupas, calçados e acessórios do mundo.

O Brasil é, de longe, o maior mercado de varejo da América do Sul, com vendas de U$ 42 bilhões, o triplo do México, que fica em segundo lugar com a marca de U$ 14 bilhões. Com o surgimento de novas marcas, artistas e eventos a moda brasileira tem ganhado cada vez mais reconhecimento no exterior. Devido a esse sucesso é crescente a demanda por profissionais qualificados para atuar na área.

Toda essa produção representa uma cadeia operacional gigantesca, onde o designer de moda pode atuar em diversos ramos como: Estilista, Produtor de Moda, Modelista, Personal Stilyst e Figurinista. Para seguir na carreira muitas qualidades e habilidades são exigidas. Diversas empresas buscam profissionais versáteis que, além de criarem belas peças de vestuário também possam coordenar equipes de trabalho, planejar coleções para desfiles, supervisionar processos de produção e muito mais.

O mercado da moda está em constante renovação. Por isso, é um ramo que exige criatividade, empenho, estudo e planejamento. Também é fundamental estar atento ao surgimento de novas tendências e ter bom gosto e originalidade para combinar texturas, estampas e cores.

Atualmente, algumas áreas de atuação estão em evidência e representam um ótimo investimento para os profissionais. São elas: Moda Sustentável e genderless (sem gênero). Sobre essas áreas a docente do curso de Design de Moda da Faculdade Senac Porto Alegre, Débora Elman destaca que os jovens têm buscado produtos exclusivos que respeitem a natureza. “Há um aumento do número de empresas que aderem ao reciclado, orgânico e natural para atender a esse cliente”, observa a docente. Outra mudança na forma de consumo da moda é a de coleções que não se dirigem a um gênero específico: “as peças podem ser usadas tanto por homens quanto por mulheres” - explica.
Para atender as demandas deste mercado a Faculdade Senac Porto Alegre oferece o curso de Tecnologia em Design de Moda.

Reconhecido com o conceito 5 pelo MEC, o curso prepara profissionais capazes de entender e interagir com as diferentes variáveis do mercado, privilegiando a qualidade e buscando sempre a diferenciação pela inovação. Com uma metodologia de ensino que integra todas as etapas do negócio, o curso coloca os alunos em contato com o mundo da moda, num processo de aprendizado dinâmico, atualizado e alinhado às exigências do mercado.

O curso de graduação é opção no Vestibular Agendado da Faculdade Senac Porto Alegre. O processo seletivo é gratuito e interessados podem agendar sua prova de redação pelo site www.senacrs.com.br/vestibular. A prova será no Campus I da Faculdade, Rua Coronel Genuíno, 130 – Centro Histórico. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3022-1044 ou pelo e-mail fspoavendas@senacrs.com.br.

Comerciários, egressos de cursos técnicos ou dos cursos de aprendizagem do Senac-RS tem 50% de desconto no primeiro semestre da graduação em 2018/2. A opção é válida para quem se matricular até o dia 30/6, em 20 créditos, e realizar o pagamento nos cartões de crédito ou débito (exceto débito em conta). O desconto também é aplicado para transferências, ingresso diploma e reingresso nas mesmas condições citadas acima.

Cursos relacionados
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018