Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

09/01/2007

Fotografia digital abre novos mercados

Fotografia digital abre novos mercados
fotos/200719/2627

Da Redação

Em um mercado de trabalho onde atualização é cada vez mais uma das palavras-chave, os cursos de educação profissional são uma boa alternativa para a busca da competitividade. Uma atividade que está crescendo e abrindo portas no mundo do trabalho é a fotografia. O Senac/RS disponibiliza dois novos cursos de Extensão na área este ano. Com expectativa de atender a um público específico, até março deverão ter início os cursos de Fotografia e Retoques Digitais para Fotógrafos. As aulas serão ministradas na Faculdade de Tecnologia Senac/RS, em Porto Alegre.

Entre os principais conteúdos a serem abordados, destaque para a manipulação de imagens digitais a partir do gerenciamento de aplicativos. Conforme a professora da Fatec, Márcia Molina, a especialização dos profissionais ligados à fotografia acompanha as necessidades de um mercado cada vez mais exigente. “Vamos trabalhar com fotografia em sistema digital para alunos iniciados em algum tipo de formação na área, com certo conhecimento”, afirmou.

A professora salienta que nos conteúdos trabalhados em sala de aula serão valorizados aspectos técnicos e teóricos. “Vamos contar também com um laboratório especial para que os próprios alunos estejam capacitados a administrar o conteúdo produzido. Apostamos nessa característica em que o mercado, cada vez mais exigente, pede profissionais capazes não somente de captar imagens, mas também de gerenciar arquivos como conteúdo de mídia e também manipular essas imagens”, explica Márcia.

Para o repórter fotográfico da Câmara Municipal de Porto Alegre, Élson Sempé Pedroso, o profissional que pretende trabalhar com fotografia necessita de atualização tecnológica e qualificação permanente para exercer suas funções de maneira satisfatória e competitiva. “Nada acontece da noite para o dia. Um profissional precisa de tempo e oportunidades para amadurecer”, diz.

Na questão do mercado de trabalho, apesar da grande segmentação e diferentes nichos de atuação profissional, Pedroso afirma que o fotojornalismo segue sendo uma alternativa bastante visada. “Talvez o jornalismo seja o espaço que mais cobre a qualificação formal em relação aos outros, já que é uma área que possui sindicato atuante e várias organizações que se preocupam com o exercício da profissão”, explica. “Na fotografia, no entanto, não há qualificação que supere o dom, o talento e a vontade”, conclui Pedroso.

Reforçando seu papel na qualificação profissional dos gaúchos, ainda para o primeiro semestre do ano, entre os meses de março e abril, o Senac também deverá abrir turmas para a especialização de profissionais direcionados exclusivamente ao mercado da moda.

Serviço:

Assessoria de Comunicação

Sistema Fecomércio-RS: (51) 3284.1970

Faculdade de Tecnologia Senac/RS: (51) 3022.1044

Cursos relacionados
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018