Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

11/03/2008

Rio Grande ganha curso de Assistência e Enfermagem ao Idoso

Rio Grande ganha curso de Assistência e Enfermagem ao Idoso
fotos/2008418/16155.jpg

Para profissionais que já atuam na área da enfermagem, a especialização profissional pode significar a garantia de novas oportunidades de mercado. Atenta à realidade e às demandas em termos de qualificação, a Escola de Educação Profissional Senac Rio Grande está com inscrições abertas para o curso Especialização Técnica em Assistência de Enfermagem ao Idoso. A capacitação é inédita no município e deverá suprir a crescente demanda de um dos nichos de mercado mais proeminentes na área da enfermagem. Os interessados podem obter informações adicionais ou realizar inscrições pelo telefone (53) 3231.2355.

A primeira turma inicia as atividades em março. As aulas serão realizadas aos sábados, nos turnos da manhã e da tarde, na sede da instituição, Rua República do Líbano, 88, região central do município. De acordo com a diretora do Senac Rio Grande, Márcia Angélica Eslabão Oliveira, a exemplo da capacitação em Assistência Técnica em Segurança do Trabalho, o objetivo do curso é oportunizar a qualificação profissional e a disseminação de uma cultura de valorização ao público idoso do município e região. “Trata-se de um nicho de mercado que ainda deve ser melhor explorado, mas que acreditamos ser de fundamental importância uma vez que trata diretamente com atendimento e saúde”, afirma.

Dividido em dois módulos de 180 horas, o curso passa pela assimilação de cinco componentes básicos: noções de processos de envelhecimento, políticas públicas e legislação aplicada, metodologia da pesquisa, dimensões cuidativas, e enfrentamento da terminalidade. Entre outros conhecimentos, os estudantes desenvolverão noções vinculadas ao atendimento a pacientes com problemas mais comuns como complicações no sistema ósseo, cardiovascular, articular, nervoso, muscular, respiratório, , urinário, entre outros, além portadores de doenças mais específicas como alzheimer, depressão e demência. Ao aluno que concluir curso de Especialização Técnica em Assistência de Enfermagem ao Idoso é conferido o Certificado de Especialização Técnica de Nível Médio de Enfermagem do Trabalho, Área Profissional da Saúde. Por se tratar de um curso voltado para profissionais de enfermagem, Márcia Angélica lembra que os alunos deverão ter uma experiência significativa na área, podendo aprofundar conhecimento e noções de atendimento. “A proposta é que os estudantes possam periodicamente realizar visitas técnicas em hospitas, asilos e casas de abrigo durante o curso de forma a desenvolver as noções técnicas desde cedo”, explica.

Com início das atividades em 1º de maio de 1947, o Senac Rio Grande oferece cursos técnicos de Enfermagem, em Segurança do Trabalho e em Guia de Turismo. Mensalmente, a unidade atende cerca de 1000 alunos, dos quais 65% referentes aos cursos técnicos. A escola foca as qualificações nas áreas de Gestão e Comércio, Saúde e Informática. Em virtude do município estar localizado em um dos mais importantes portos marítimos da América Latina, por conta disto, a unidade oferece cursos portuários de Agente de Comércio Internacional, Agenciamento Marítimo e Assistente de Desembaraço Aduaneiro, pioneiros no Estado.

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sistema Fecomércio: (51) 3284.1970
Senac Rio Grande: (53) 3231.2355

Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018