
Um brechó que une solidariedade e reaproveitamento consciente, esse é o Reveste - projeto do Senac Comunidade. Criada em 2015, a iniciativa sofreu interrupção por causa da pandemia de Covid-19 e voltou a operar em 2023, quando uma turma de aprendizagem criou uma gincana para arrecadação de roupas. No mesmo ano, um desfile foi realizado com o objetivo de trabalhar questões como atendimento ao cliente, vendas, comunicação e trabalho em equipe com as turmas de inclusão da escola.
Nos meses de abril e maio de 2024, foram feitas melhorias no projeto. "Comecei a divulgar o espaço para os docentes e alunos das turmas regulares, para que os jovens (com agendamento prévio e supervisão do docente) possam, no final da unidade curricular, fazer uma vivência lá e dar dicas de melhorias para o nosso laboratório", comenta Denise Campos, docente do Senac Comunidade responsável pelo Reveste. No período das enchentes, inclusive, colaboradores e alunos foram auxiliados com roupas e calçados do projeto.
Segundo a docente, a inciativa nasceu da necessidade de promover a solidariedade e valorizar o reaproveitamento dentro da comunidade escolar. "Incentivamos o consumo consciente, ensinando na prática a importância da responsabilidade social. É gratificante ver o engajamento dos estudantes e o impacto positivo que conseguimos gerar", destaca.
Além da cidadania praticada, a atividade serve para que os alunos do Programa Jovem Aprendiz na escola tenham uma visão do funcionamento administrativo de uma empresa e coloquem em prática o que estão aprendendo na teoria, sendo a Reveste um laboratório de prática para aprendizagem significativa.
Quem quiser conhecer de perto o projeto Reveste e realizar doações, basta ir até o Senac Comunidade, localizado na rua Cel. Genuíno, 358 - Centro Histórico, Porto Alegre. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3225-5222.