Nos dias 8 e 9 de novembro, os alunos do curso Técnico em Recursos Humanos do Senac Ijuí, Jordana Cunes Azevedo e Henrique Gasparetto Guedes, garantiram 1º e 2º lugar respectivamente no Hackathon do Agro e da Saúde. O evento foi promovido pelo Impulsa Ijuí - ecossistema de inovação local, em parceria com a Unijuí, Criatec, Prefeitura Municipal de Ijuí, ACI, Sebrae e Citi Hub. O objetivo da atividade, realizada no Centro de Eventos da Unijuí, foi propor o desenvolvimento de soluções aplicáveis ao agronegócio e à saúde a partir dos desafios de cada segmento na região.
O primeiro dia foi destinado para a divisão das equipes, orientações, oficinas e apresentação dos desafios. Já o segundo dia contou com palestras, a continuação dos trabalhos e, por fim, as apresentações, feitas em formato de pitch, que foram avaliados por uma banca. O primeiro lugar ficou com a quantia de R$1000,00, e o segundo, R$500,00.
Entre os desafios, as equipes tiveram que propor soluções para os seguintes problemas: o primeiro, voltado para o setor da Saúde, buscou responder à questão “Como transformar a saúde de Ijuí com o uso mais eficiente das informações compartilhadas dos pacientes?”. Já o segundo pretendeu responder “Como criar solução de rastreabilidade agrícola que traga mais valor e aumente a adesão do produtor rural?”. Os desafios foram apresentados por representantes da Cisbra Agroindustrial e pelo presidente do Hospital de Clínicas Ijuí, Douglas Prestes Uggeri.
Jordana, integrante do grupo que obteve o primeiro lugar no Hackathon, tem 23 anos, é natural de Cruz Alta e aluna do Senac Ijuí através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Foi o primeiro evento que participou juntamente a outros alunos e o restante do seu grupo, Laura Capssa (Ciência da Computação), Eduardo Voigt Kroth (Engenharia de Software) e Andrei Renan de Conto Albrecht (Engenharia de Software), todos estudantes do Unijuí. "Foram dois dias intensos, de muito trabalho, ideias e aprendizado", destaca.
A proposta do grupo vencedor foi desenvolver um projeto de integração para o Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia central é permitir que os pacientes acessem, pelo celular, informações como os horários de consultas e lembretes para a medicação. Além disso, o SUS teria acesso a todas essas informações, promovendo maior organização e eficiência no atendimento. "Nossa ideia é que o paciente tenha todas as informações disponíveis no histórico, porque é um custo para o SUS a realização de exames, por exemplo. Seria um facilitador para a rede pública e a rede privada 'conversarem'. Serviria para saber se o paciente já fez consultas, exames, se é alérgico a alguma medicação, os medicamentos que utiliza, etc.", explica Jordana.
Já Henrique, integrante da dupla que obteve o segundo lugar no evento, tem 20 anos de idade, é natural de Ijuí e, assim como Jordana, é aluno do Senac Ijuí através do PSG. A ideia do projeto também esteve ligada à resolução do problema da falta de integração entre os sistemas dos hospitais. "Criamos uma solução que funciona como uma ponte, conectando esses sistemas por meio de uma API (Application Programming Interface). Uma API é uma interface que permite a comunicação entre diferentes sistemas, facilitando o compartilhamento de informações de forma eficiente", comenta.
Juntamente ao seu colega de projeto, Eduardo Gonçalves, Henrique teve uma experiência de descoberta e muito aprendizado. "Foi incrível conhecer pessoas com tanta energia e ideias diferentes ao longo dessa jornada. Essa experiência me ensinou muito sobre a realidade do mundo — como, às vezes, é necessário se afastar de ideias conflitantes, confiar na sua própria proposta e, mesmo assim, alcançar o sucesso. É normal não sabermos tudo, mas o importante é estarmos dispostos a ouvir diferentes visões e perspectivas sobre as situações. Além disso, confiar no processo é essencial para superar desafios e alcançar bons resultados", ressalta.
Para o diretor do Senac Ijuí, Paulo Kruger, a participação e o resultado dos alunos foram uma vivência transformadora para a escola: "Eles puderam aplicar conhecimentos, trabalhar em equipe e desenvolver soluções reais para problemas desafiadores. A premiação é um reconhecimento importante, mas o maior valor está no aprendizado e no protagonismo que os estudantes conquistaram ao longo do evento", finaliza.