No último fim de semana, o Senac Caxias do Sul marcou presença na 5ª edição do Sálvia – Festival de Arte, Cultura e Gastronomia, realizado na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino. Durante o evento, a escola promoveu oficinas culinárias gratuitas que reuniram mais de 22 mil participantes.
No sábado, às 15h, o chef Michel Bortolotto conduziu uma oficina de Pannacotta de bergamota com sablée de erva-mate e geleia de pimenta à base de espumante, utilizando ingredientes da Orgânicos Mariani Vale dos Vinhedos. Mais tarde, às 17h, foi a vez do Financier de mel, feito com produtos da ASCAP (Agricultura Familiar de Caxias do Sul), acompanhado de ganache montée de frutas vermelhas.
No domingo, às 15h, o chef Matheus Troglio ministrou uma aula sobre Lombo suíno, utilizando ingredientes do Minimercado Giacomin, acompanhado de geleia de Chardonnay (Vinícola Pagliosa) e sálvia, com farofa e crocante de queijo da Queijaria Monterra. Às 17h, a última oficina do festival trouxe um risoto de tomate confit (Benja Selecionados), pimentão sweet palermo e queijo da Queijaria Monterra.
“As oficinas culinárias que oferecemos na 5ª edição do Sálvia foram uma oportunidade incrível de compartilhar técnicas e sabores com a comunidade caxiense, unindo tradição e inovação. Para mim, esse tipo de evento é fundamental, pois aproxima a gastronomia do Senac da comunidade, resgatando e valorizando a culinária e o "terroir" local com toques contemporâneos. Além disso, é uma maneira de despertar novos interesses e reforçar o papel transformador da culinária na cultura da nossa região, mostrando seu potencial de transformação social e cultural.”, destacou Troglio.