Desde o início deste mês, a aluna do 3º ano do Ensino Médio do Senac Caxias do Sul, Patrícia Moreira, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), está desenvolvendo uma maquete que representa a teoria do Big Bang. Inspirada no livro “As Maravilhas Espaciais”, Patrícia utiliza materiais como papelão, açúcar cristal, tinta têmpera, algodão, circuito de lâmpada fria e cola quente para dar forma ao projeto, que será exibido na escola na próxima quarta-feira, 6 de novembro.
A professora Tatiana Borges da Silva Duarte Rizzotto, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Senac Caxias do Sul, explica que a ideia da maquete surgiu durante uma pesquisa intensa realizada por Patrícia sobre o tema. “Com o apoio da escola, definimos os materiais e acompanhamos cada etapa do desenvolvimento do projeto”, conta Tatiana.
Tatiana também destaca a importância do projeto para o desenvolvimento de Patrícia, ressaltando que ele permite explorar o entendimento da aluna em sua área de interesse, enquanto trabalha habilidades de atenção, linguagem expressiva e receptiva, entre outras. “A prática com estudantes com TEA é enriquecedora, pois contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais, resolução de conflitos e redução do estresse. É uma atividade que instiga o conhecimento de forma lúdica e significativa para todos os alunos”, completa.
Para mais informações sobre projetos de alunos e a metodologia do Senac Caxias do Sul, entre em contato pelo telefone (54) 3225-1666 ou WhatsApp (54) 99174-3852. A escola está localizada na Av. Júlio de Castilhos, 3638, bairro Cinquentenário.