A Turma 5823 da Aprendizagem Comercial do Senac São Leopoldo, sob a orientação do professor Deywit Neuman, desenvolveu o Projeto "Halloween Solidário". Criado a partir de discussões em sala de aula, a iniciativa tem como objetivo arrecadar muitas guloseimas para as crianças atendidas pelo Instituto Lenon Joel pela Paz. As doações de doces poderão ser feitas até o dia 25 de outubro no Senac São Leopoldo e na unidade da escola na Unisinos. Um evento especial no dia 29 de outubro finalizará a ação com várias atividades divertidas e educativas.
O Instituto Lenon Joel pela Paz foi escolhido devido ao seu trabalho essencial com crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. “Desde o início do nosso curso, temos trabalhado para identificar grupos vulneráveis na comunidade. As crianças do Instituto, pelo seu contexto e necessidades, se destacaram como um público que poderia se beneficiar muito de uma ação como essa. Queremos proporcionar a elas uma tarde especial, repleta de atividades culturais e recreativas, além de destacar a importância do cuidado e da solidariedade com esses grupos”, conta o docente.
As gostosuras arrecadadas serão entregues às crianças numa festa de Halloween no Instituto Lenon Joel pela Paz. “O foco do evento será promover a cultura do Halloween de uma maneira lúdica e educativa para as crianças. Entre as atividades programadas, teremos pinturas faciais, desenhos artísticos, apresentações de fantoches e diversas brincadeiras. Queremos proporcionar um dia repleto de interação, aprendizado e diversão, envolvendo tanto as crianças do instituto quanto a comunidade local”, afirma Deywit.
O docente destaca que o Halloween Solidário proporciona aos alunos da Aprendizagem Comercial uma oportunidade única de aplicar, na prática, competências fundamentais como trabalho em equipe, planejamento e responsabilidade social. “Acreditamos que, ao envolver os alunos em uma causa significativa como essa, conseguimos não só despertar neles um senso de empatia e cidadania, mas também ajudá-los a desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. A experiência vivida durante o planejamento e a execução do projeto será um aprendizado valioso, que eles levarão para toda a vida profissional e pessoal”, conclui.
As doações das guloseimas podem ser feitas no Senac São Leopoldo que fica localizado na rua Lindolfo Collor, 835 – Centro ou na unidade da Unisinos que fica na Avenida Unisinos, 950, Bloco D1.
Programa Jovem Aprendiz
Com o Programa Jovem Aprendiz o Senac e as empresas promovem a inserção de jovens com idade de 14 a 24 anos incompletos no mercado de trabalho, não havendo limite de idade para pessoas com deficiência. A empresa contrata o jovem aprendiz e o inscreve no Senac. O curso alterna jornadas no Senac e na empresa, proporcionando o desenvolvimento pessoal e profissional do aprendiz.
Para buscar uma vaga, o interessado pode entrar em contato com o Senac e consultar se a escola conhece empresas interessadas em contratar aprendizes. Também é possível fazer uma busca nas oportunidades para Jovem Aprendiz diretamente nos sites das empresas da região ou em sites que divulgam vagas. A empresa que contrata o aprendiz deve assinar sua carteira. Portanto, o participante do programa tem direito a férias, 13º salário, previdência social, vale-transporte, FGTS proporcional, e demais benefícios. Ele também recebe o salário mínimo/hora e vale transporte durante a qualificação.
Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.senacrs.com.br/jovemaprendiz