A aluna do curso de Idiomas do Senac Gravataí, Melanie Rebeca Parker Lopez, ficou em terceiro lugar na ocupação Recepção de Hotel durante a disputa na etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional. No total, 41 competidores, entre alunos e egressos, de 25 escolas do Estado todo, disputaram a chance de se tornarem os representantes do Rio Grande do Sul na etapa nacional da competição. Ao longo de quatro dias, de 30 de setembro a 4 de outubro, na escola Senac Rio Grande, foram realizadas as provas das ocupações Cabeleireiro, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-estar e Recepção de Hotel; e, no Senac Pelotas, de Cozinha. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 4 de outubro, sexta-feira, no Hotel Laghetto Viverone, em Rio Grande.
Para Melanie, mais do que um preparo para o mercado de trabalho, as Competições foram uma fonte de ensinamentos para a vida. “Para mim, foi extremamente importante: me ensinou diversas coisas novas, me preparou ainda mais para o mercado de trabalho e me tirou muito da minha zona de conforto. Foi uma semana produtiva e enriquecedora, em que pude aproveitar bastante, fazer novas amizades e experienciar algo único”, destaca.
A jovem conta que o maior desafio da participação foram os treinamentos, uma vez que ela e sua professora estavam estreando como competidora e treinadora, respectivamente. “Foi uma experiência nova para ambas e nós tivemos que aprender e nos adaptar aos treinamentos, mas acredito que fomos bem-sucedidas e conseguimos fazer um bom trabalho”, avalia.
No futuro, ela almeja competir novamente e buscar o lugar mais alto do pódio. “Este ano fiquei em terceiro lugar e trouxe medalha para a minha cidade, porém, pretendo participar das Competições de 2026 em busca do primeiro lugar e, assim, conquistar uma vaga na etapa nacional”, afirma.
Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional
As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.
Durante as provas - tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills - os alunos são submetidos a situações reais da profissão. Uma das provas de Cabeleireiro, por exemplo, consiste em realizar um penteado de acordo com a ocasião, em um tempo estimado (penteado de noiva, passarela, festa, etc). Algumas provas também apresentam elementos surpresa, desafiando o competidor a ser criativo.
Confira os primeiros colocados na etapa regional das Competições de Educação Profissional do Senac-RS:
Cabeleireiro:
1º lugar - Ronaldy Kauan Oliveira da Silva, Senac Camaquã
2º lugar - Luani Porto Martins, Senac Canoas
3º lugar - Valeria Valentina Gomez Figueira, Senac Bento Gonçalves
Cozinha:
1º lugar - Gustavo Freitas Argoud e Rafaela Fontoura Rodrigues (empatados), ambos do UniSenac - Porto Alegre
2º lugar - Beatriz Ribeiro dos Santos, Senac Santa Cruz do Sul
3º lugar - Thaís Maciel Brechanne, Senac Pelotas
Cuidados de Saúde e Apoio Social:
1º lugar - Raony Oliveira Scheuer, Senac Santo Ângelo
2º lugar - Cássia Eloa Martins de Oliveira, Senac São Borja
3º lugar - Maisa dos Santos de Souza, Senac São Leopoldo
Estética e Bem-estar:
1º lugar - Maria Eduarda Guerreiro da Silveira, Senac Canoas
2º lugar - Lavínia Troca Terra, Senac Canoas
3º lugar - Jully Silva de Souza, Senac Camaquã
Recepção de Hotel:
1º lugar - Natália da Rosa Corso, Senac Taquara
2º lugar - Vitória do Nascimento Machado, Senac Santa Rosa
3º lugar - Melanie Rebeca Parker Lopez, Senac Gravataí, e Sarah Maria Pick de Oliveira, Senac Montenegro
Para saber mais, clique aqui e acesse o site das Competições Senac.