Para muitos, a escolha de cursar o ensino a distância vem acompanhada de uma preocupação comum: a falta de suporte. Para evitar esse temor, o Senac Uruguaiana atua com foco na aproximação constante com os estudantes. Com estratégias bem definidas, a instituição garante que, independentemente da localidade, todos os alunos recebem o apoio necessário para seu sucesso acadêmico, conforme explica o coordenador do Polo EAD, Luís Gabriel Campodonico.
O coordenador afirma que a missão da escola de educar para o trabalho de forma inovadora e inclusiva exemplifica bem o que ela oferece aos estudantes do ensino a distância. “A abordagem pedagógica do EAD foca em transformar e desenvolver os alunos não apenas em termos profissionais, mas também como cidadãos. O objetivo é ter um impacto positivo em suas vidas, nas comunidades em que atuam e na sociedade em geral”, pondera.
Campodonico aponta que o processo de aproximação e suporte com os alunos da região de abrangência inclui diversas iniciativas práticas e tecnológicas. “Primeiramente, são realizadas vídeo chamadas agendadas com os alunos, permitindo encontros on-line que possibilitam uma interação direta e personalizada. Durante essas sessões, os alunos têm a oportunidade de explorar os ambientes virtuais de aprendizado, além de poderem expressar suas dúvidas e receber suporte imediato”, descreve.
Além disso, o coordenador explica que a comunicação é facilitada por meio do WhatsApp, criado para atender exclusivamente os estudantes do EAD. “Esse canal de comunicação oferece uma forma prática e rápida para os alunos entrarem em contato com a coordenação de polo a qualquer momento, garantindo que suas necessidades e questionamentos sejam atendidos de maneira ágil e gerando um senso de pertencimento e conexão”, destaca.
Segundo o Gabriel, o polo EAD desempenha um papel fundamental na educação da região, oferecendo flexibilidade e acessibilidade para todos. “Com a possibilidade de adaptar os estudos a cada rotina, o ensino a distância ajuda pessoas que, de outra forma, não teriam tempo para frequentar aulas presenciais. Isso permite que elas se qualifiquem e se reintegrem ao mercado de trabalho, mudando suas vidas através da educação”, salienta.
E para quem tem interesse em ingressar no EAD, o Senac Uruguaiana está com inscrições abertas para cursos técnicos na modalidade. No total, são 12 capacitações nas áreas de Comércio, Design, Gestão, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Tecnologia da Informação, Turismo e a Especialização Técnica em Segurança do Trabalho em Meio Ambiente. As inscrições vão até o dia 21 de outubro de 2024 e podem ser realizadas pelo site www.ead.senac.br/cursos-tecnicos.
EAD do Senac Uruguaiana: abordagem e suporte nas cidades de abrangência
08/10/24
Educação
Tags: