O uso da Inteligência Artificial (IA) no ambiente educacional está mudando a maneira como os alunos aprendem e interagem com a tecnologia. Nos últimos anos, o uso desta ferramenta tem sido incorporado às salas de aula, atuando não apenas como suporte pedagógico, mas como um elemento central do aprendizado.
“Entendemos que a IA é uma tecnologia do presente e, principalmente, do futuro, por isso incentivamos seu uso em sala de aula. Ensinamos aos alunos como utilizá-la, desde a criação de prompts até a integração com outras ferramentas. Isso não só potencializa o aprendizado, mas também permite que os estudantes explorem conteúdos mais complexos de forma prática e interativa”, explica o docente do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Senac Novo Hamburgo, Gabriel Pires de Barros.
Ele afirma que a Inteligência Artificial oferece benefícios múltiplos aos estudantes, desde que seja vista de forma responsável. “Pode fornecer explicações diferentes, adaptando-se à realidade de cada estudante e oferecer exemplos práticos. Além disso, ensinamos como usar a IA para resolver problemas cotidianos, integrando-a a outros aspectos da vida. Dessa forma, os alunos conseguem aproveitar todo o seu potencial”, comenta.
Quanto à responsabilidade, Gabriel salienta que no Senac Novo Hamburgo os alunos são orientados a utilizarem a IA de forma ética e consciente. Ele conta que os docentes solicitam que os estudantes também enviem o prompt utilizado, pois isso permite avaliar o entendimento e a qualidade da interação com a ferramenta. Ressalta ainda que a própria tecnologia já inclui medidas de segurança que limitam conteúdos inadequados, mas que a ênfase está em ensinar como utilizar essas ferramentas para o bem.
Gabriel vê o IA como um divisor de águas na educação, especialmente nas áreas de programação e desenvolvimento de sistemas. “Podemos explorar exemplos mais complexos, criar atividades mais detalhadas e oferecer um ensino mais dinâmico, elevando o nível de ensino e a experiência de aprendizagem”, opina.
Resultados na prática
De acordo com o docente, os alunos do Senac já aplicam o conhecimento adquirido em projetos práticos com alto nível de detalhes, graças ao apoio da IA. “Um exemplo concreto é o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de salas, utilizado em nossa escola. Esse sistema foi construído pelos alunos com o auxílio de Inteligência Artificial”, cita.
Em relação a preparação para o mercado de trabalho, Gabriel diz que o objetivo da escola é tornar os futuros profissionais aptos a lidarem com tecnologias complexas. “O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Senac Novo Hamburgo foi projetado para que os alunos desenvolvam não apenas habilidades de programação, mas também autonomia. Queremos que eles não se tornem dependentes da IA, mas sim que saibam utilizá-la para facilitar seu trabalho”, completa.
E para quem tem interesse na área, o Senac Novo Hamburgo está com inscrições abertas para a capacitação. Para saber mais e se inscrever, os interessados devem acessar o site do Senac Novo Hamburgo ou comparecer na escola, localizada na Av. Nações Unidas, 3760, no bairro Rio Branco.