Os alunos da turma 65 do curso Técnico em Enfermagem do Senac Rio Grande apresentaram a cartilha digital Visibilidade para TEAmar, projeto integrador destinado a examinar o Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresentando informações confiáveis à população em geral e, em especial, às famílias que recebem o diagnóstico de TEA e desconhecem como buscar seus direitos nas áreas de saúde, educação e assistência social. Para conferir a cartilha, basta acessar o link.
Segundo a apresentação do projeto no site, ao identificar as diversas dificuldades enfrentadas pela população com TEA, o objetivo dos alunos é esclarecer o caminho a ser percorrido até o diagnóstico e os próximos passos a partir dele. Busca-se, portanto, estimular a compreensão de que essa etapa não é o fim, mas sim o começo de uma vida melhor para a pessoa diagnosticada.
De acordo com a enfermeira, mestre em Enfermagem, especialista em Saúde da Família e docente do Senac Rio Grande, Daniela de Freitas Rodrigues, o Projeto Integrador é uma unidade curricular desenvolvida com a finalidade de estimular nos alunos o estreitamento entre o conhecimento adquirido em sala de aula e a realidade social. "Essa metodologia não só cria oportunidades de aprendizado que estimulam a integração de competências, mas também fortalece o diálogo e o trabalho em equipe. Os estudantes lidam com desafios através da problematização, pesquisa, tomada de decisões e colaboração em equipe, visando alcançar os objetivos estabelecidos, criando assim um vínculo entre o ambiente escolar e o mercado de trabalho", explica.
A docente destaca que a inovação promovida pelos alunos surge da inexistência de uma ferramenta de educação popular que aborde o Transtorno do Espectro Autista, oferecendo informações claras e diretas sobre os caminhos para acessar os direitos fundamentais dessas pessoas. "A atividade permitiu o desenvolvimento de uma iniciativa pioneira no município, beneficiando a comunidade. Em relação à humanização, proporcionou aos alunos uma conexão mais estreita com a realidade das interações humanas", conta.
A entrega de iniciativas como essa à sociedade, segundo a enfermeira, possui grande importância, pois, além de promover uma análise mais crítica entre os alunos, também contribui para impulsionar mudanças benéficas em áreas carentes de apoio, que afetam uma parte da população. "No que diz respeito à comunidade autista, que frequentemente enfrenta estigmas e vazios assistenciais, muitas vezes as famílias, mesmo com seus direitos respaldados por legislações, lutam arduamente para encontrá-los nos serviços intersetoriais. Nesse contexto, a cartilha digital torna mais acessíveis os recursos e alternativas disponíveis, facilitando o caminho a ser percorrido até o diagnóstico e os próximos passos após ele", ressalta.
Atualmente, o projeto está em negociações para que seja incorporado ao site da prefeitura de Rio Grande. Dessa forma, a cartilha se tornará uma ferramenta acessível não apenas pelo WhatsApp e redes sociais, mas também diretamente pelo site oficial da prefeitura do município.
Alunos do Senac Rio Grande criam revista digital com informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
15/08/24
Saúde
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