Por fatores históricos, econômicos, culturais e tecnológicos, o inglês é considerado um idioma universal. Muitos países de diferentes culturas o utilizam como língua comum para a comunicação. Esse é o caso de Emily Puerari, de 19 anos, natural de Erechim, que foi para a Itália obter a cidadania italiana e praticar esportes. Após cursar inglês no Senac Erechim, Emily descobriu no idioma uma ferramenta essencial para se comunicar no novo país.
Emily iniciou no Senac em 2022 com o curso Conversation 4 após a recomendação de um parente. Fã de esportes, conseguiu há 4 meses a oportunidade de jogar handebol em Brescia, Itália, onde estava emitindo a cidadania italiana. Em seu ingresso no time, o inglês foi primordial, já que até então não dominava o italiano e só assim conseguia conversar com os colegas da equipe. "Eram 4 colegas de time que falavam bem, sempre me explicavam os exercícios e conversavam comigo, visto que a fisioterapeuta brasileira aparecia só quando necessário", destaca.
Para a atleta, além do time qualificado de docentes, o grande diferencial dos cursos de Idiomas do Senac são as atividades extras e não só o curso em si: "Tem a imersão com os escoteiros, que é um dia cheio de atividades e que você só pode falar em inglês; teve um dia que assistimos filme em inglês (com comidas temáticas e cenários) e na sequência jogos; após ler o livro em inglês, teve brincadeiras e discussões sobre ele. No curso, aprendemos como falar e, nessas atividades, realmente falamos. É nessa prática que se descobre em que nível está e o que pode aprender mais", explica.
Atualmente, teve que sair do clube porque se mudou para Pavia, onde já possui outro time junto ao seu noivo, João, mas dessa vez para jogarem voleibol. "Esperamos que seja uma grande temporada e que sigamos aprendendo bastante. Pensamos em viver essa fase da vida e depois pensar em outra coisa. Assim que estivermos com estabilidade, penso em fazer uma faculdade ou me especializar em uma área por aqui", comenta.
A aluna recomenda o Senac para todos que conhece, exaltando o estilo de metodologia da escola e o aprendizado desenvolvido. "Ter o conhecimento de outra língua me ajudou muito na forma de estudar e facilitou muito todo o processo de adaptação. Já estou falando tranquilo o italiano. Sou imensamente grata por todo o conhecimento adquirido", complementa.
Segundo a docente dos cursos de inglês no Senac Erechim, Jéssica Zago, os cursos de Idiomas do Senac desenvolvem não apenas a competência linguística, mas também a habilidade comunicativa em diferentes contextos. "Nossa metodologia enfatiza situações práticas e reais, utilizando recursos como simulações de conversação em contextos específicos que preparam os alunos para interagir efetivamente em diferentes situações, em diferentes países. Além disso, incentivamos habilidades culturais e sociais que são essenciais para uma comunicação bem-sucedida, afinal os cursos do Senac também se concentram em desenvolver a confiança e a capacidade dos alunos de se adaptarem a diferentes contextos culturais. Isso não apenas melhora suas habilidades comunicativas, mas também os preparam para um mundo que é global", reforça.
Para a docente, é extremamente gratificante e inspirador saber que uma aluna consegue se comunicar em inglês em outro país, como no caso da Itália para obter cidadania, o que prova que o idioma não é somente utilizado em países que o possuem como língua nativa. "Isso não só valida a eficácia da nossa abordagem educacional, mas também demonstra o impacto positivo que nosso ensino pode ter na vida dos alunos. Saber que ela aplicou o que aprendeu de forma prática e conseguiu alcançar seus objetivos pessoais é motivo de muito orgulho para mim e todos os envolvidos no seu processo de aprendizagem", comemora.
O Senac Erechim está com vários cursos de idiomas com inscrições abertas. Para mais informações, acesse o site ou ligue no telefone (54) 3522.2999 ou chame no WhatsApp (54) 99945-1225. A escola fica localizada na Praça da Bandeira, nº 26, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º andares – Centro.
Do Senac Erechim para a Itália: a jornada de Emily com o inglês
02/08/24
Idiomas
Tags: