A manutenção preventiva de equipamentos eletrônicos deve ser realizada de forma regular, com o objetivo de prolongar a vida dos dispositivos. Ela serve para evitar falhas, reduzir o custo do reparo devido a possíveis falhas graves e ajuda que nossos dispositivos durem mais tempo e funcionem melhor.
Segundo a docente da área de Tecnologia da Informação do Senac Erechim, Ana Paula Pase, a manutenção preventiva pode ser realizada até mesmo por uma pessoa que não possua experiência seguindo alguns passos simples:
- Ler o manual do equipamento, já que ele oferece instruções específicas sobre a manutenção e cuidados;
- Verificar o estado físico dos componentes, fios, conexões, tudo que é visível e garantir que esteja tudo conectado de forma firme e livre de corrosão;
- Limpar regularmente os equipamentos para remover poeira, sujeiras e detritos que possam afetar o funcionamento;
- Realizar testes para verificar se os equipamentos estão operando corretamente e mantê-los sempre atualizados;
- Substituir peças que possam ser antigas demais ou desgastadas demais.
A docente ainda destaca algumas dicas que podem ajudar nesse processo:
- Criar um cronograma regular para ser realizada essa manutenção, que pode ser feito de 3 em 3 meses ou de 6 em 6 meses, tudo dependendo da necessidade;
- Usar ferramentas e equipamentos adequados para realizar a manutenção de forma segura e eficiente;
- Manter registros do que está sendo feito, vai ajudar em uma próxima manutenção;
- Deve ser um esforço contínuo e consistente para ser realmente eficaz;
- Sempre se manter atualizado com as melhores práticas e novos métodos de manutenção preventiva.
De acordo com a especialista, por ser necessário se manter sempre atualizado ou ter um treinamento contínuo para efetuar a manutenção, surge a importância de cursos profissionalizantes na área. “Eles oferecem aprendizado técnico para formar uma base sólida de conhecimento sobre os equipamentos e suas necessidades de manutenção; habilidades práticas e técnicas necessárias para realizar a manutenção preventiva de forma eficaz. E ainda o aumento da confiança e competência de quem está iniciando, por ser um ambiente controlado e ter ajuda constante do professor", cita.
Para os interessados, o Senac Erechim oferece cursos na área. "Temos cursos profissionalizantes como o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, que ensina de forma aprofundada sobre toda a parte física do computador, redes e programação. Tudo isso alinhado à nossa metodologia focada no aluno, que desde o início do curso está com 'a mão na massa', já que se prioriza atividades práticas que simulam situações reais do mercado de trabalho ou do dia a dia", explica.
As inscrições podem ser feitas pelo site do Senac Erechim ou presencialmente na escola, localizada na Praça da Bandeira, 26 – 2º, 3º, 4º e 5º andares - Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3522-2999 ou pelo WhatsApp (54) 99945-1225.
Entenda a importância da manutenção preventiva de equipamentos eletrônicos
10/07/24
Informática
Tags: