A Língua Brasileira de Sinais é considerada a segunda língua oficial do Brasil. Desde 2002, quando uma lei federal foi sancionada, passou a ser reconhecida como meio legal de comunicação e expressão. Com intuito de disseminar a inclusão, o Senac Carazinho está com inscrições abertas para o curso de Libras - Língua Brasileira de Sinais Básico 1. As aulas iniciam no dia 3 de outubro e serão realizadas nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.
De acordo com a docente, Maria Cristina Ferrari, que também é surda, a capacitação é uma forma de “quebrar as barreiras de comunicação entre surdo e ouvinte, incluindo os alunos ouvintes nas atividades de sala de aula e proporcionando um ensino significativo para ambos”. Ela ressalta que, através dessa integração, as condições de vida dos deficientes auditivos melhoram significativamente, pois conseguem se comunicar e ser compreendidos por um público mais amplo.
Com carga horária de 54h, o objetivo da formação é estimular o aluno a se comunicar com pessoas surdas, bem como compreender a cultura e a constituição das identidades surdas. Neste módulo o participante aprenderá os sinais e as expressões faciais e corporais específicos de Libras.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Senac Carazinho ou comparecerem presencialmente na escola, que fica localizada na av. Flores da Cunha, 2821, no bairro Centro. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (54) 3329-5851 ou pelo WhatsApp (54) 99104-3580.