Início
Artigos
Novembro Azul: conscientização e cuidado
Erro
Carol Engers PiumatoCoord Téc. de Enfermagem Senac-NH
06/11/24
Saúde

Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, com foco na prevenção e no combate ao câncer de próstata, a segunda maior causa de morte entre homens no Brasil. A campanha Novembro Azul tem como objetivo alertar sobre a importância de exames preventivos e de um acompanhamento médico regular, promovendo o cuidado com a saúde masculina e o diálogo sobre o tema. O câncer de próstata, em seus estágios iniciais, geralmente não apresenta sintomas claros, o que torna os exames preventivos essenciais para um diagnóstico precoce e maiores chances de cura.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a recomendação é que homens a partir dos 50 anos, ou 45 para aqueles com histórico familiar da doença, realizem exames periódicos, como o toque retal e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). Além do câncer de próstata, a campanha também traz um alerta para a saúde integral do homem, destacando a importância de práticas preventivas para outras doenças comuns, como hipertensão e diabetes, que muitas vezes evoluem sem sintomas aparentes.


Para cada um de nós, participar do Novembro Azul é uma oportunidade de quebrar tabus e incentivar a conscientização. Conversar sobre o tema com amigos e familiares, buscar informações corretas e tirar um tempo para realizar exames preventivos são atitudes que contribuem para uma vida mais saudável e longa. Portanto, Novembro Azul é um importante lembrete de que cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e amor próprio e a realização de exames preventivos e o diálogo sobre o tema são atitudes que, de fato, salvam vidas.