Início
Artigos
Junho Vermelho: doe sangue!
Luciana Dias Lemes de Vargas Endler coordenadora do curso Técnico de Enfermagem do Senac Alegrete
12/07/24
Educacional

Aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados de 2022. Durante o inverno, entretanto, muitos hemocentros e bancos de sangue enfrentam uma significativa redução no número de doadores. Por isso, o mês de junho é chamado de "Junho Vermelho”. A data de 14 de junho (Dia Mundial do Doador de Sangue) busca aumentar a conscientização sobre a importância da doação no período mais frio do ano.
Entre os fatores que reforçam a importância da doação de sangue estão:
Salvar vidas: uma única doação pode salvar até quatro vidas.
Manter estoque adequado: a manutenção dos bancos de sangue com estoques adequados é fundamental para atender emergências, cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, entre outros.
Solidariedade: a doação de sangue é um ato de altruísmo e solidariedade com aqueles que necessitam.
Além disso, o Junho Vermelho tem o intuito de reconhecer e agradecer aos doadores voluntários em todo o mundo. E ainda aumentar a conscientização sobre a necessidade contínua de doações de sangue regulares para a segurança dos estoques adequados nos hospitais e hemocentros.
A celebração contribui significativamente para a sensibilização global sobre a promoção de hábitos de doação. É um mês para homenagear os heróis anônimos que, através de suas doações, salvam vidas e contribuem com a saúde de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Participar do Junho Vermelho é uma maneira eficaz de  ajudar a garantir que todos tenham acesso a sangue seguro e disponível quando necessário. Doe sangue!