As linguagens estão presentes em todas as áreas do cotidiano. Desde que nascemos, estamos em um processo constante de aprendizagem que se caracteriza pela interação entre as diversas expressões humanas. A linguagem corporal inicia uma etapa que nos leva à linguagem oral; também experimentamos as linguagens visuais a partir do desenho e da pintura, assim como a linguagem escrita e todas as linguagens artísticas que nos atravessam constantemente durante a vida, como a música, a dança, o audiovisual e o teatro, as quais fazem parte de um exercício constante de interação entre o indivíduo e a sociedade.
A área de conhecimento denominada Linguagens e suas Tecnologias, composta pelos componentes de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física, aborda os conhecimentos relacionados às diferentes linguagens essenciais na vida em sociedade, enfatizando a variedade de manifestações, incluindo as verbais, visuais e corporais. Durante o Ensino Médio, a área visa proporcionar reflexivamente o reconhecimento da pluralidade dessas experiências como fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo.
Nesse contexto, destaca-se o objetivo primordial de ampliar e complexificar os usos e recursos sobre as linguagens – artísticas, corporais e verbais (oral ou visual-motora e escrita) –, valorizando e expandindo o repertório cultural do/da estudante. Os componentes curriculares dessa área têm como propósito assegurar uma formação integral, capacitando o/a estudante a atuar criticamente por meio das diferentes formas de linguagens, bem como interagir de maneira ética e democrática no mundo. Importante ressaltar que a associação desses componentes não exclui conteúdos específicos, mas busca promover a integração de conhecimentos, visando o desenvolvimento de competências comuns por meio de propostas pedagógicas que mobilizem saberes de cada disciplina.
Durante o ano letivo, a área de Linguagens e suas Tecnologias desenvolveu projetos junto aos/às estudantes de forma a integrar os seus componentes curriculares. As atividades não apenas aprimoraram as habilidades técnicas de cada componente, promovendo comunicação, trabalho em equipe e criatividade, mas também conectaram os/as estudantes de maneira mais profunda com eles/as mesmos/as, com a sociedade em que vivem e com o futuro que buscam construir. Os projetos e as produções tiveram como eixo norteador temas como identidades, sociedade, cidadania e o futuro e suas perspectivas, que foram trabalhados de diferentes formas durante todo o ano letivo pelos componentes curriculares da área, a partir dos projetos intitulados “O eu entre objetividades e subjetividades” (1º ano), “Coletividade: as linguagens nos espaços urbanos” (2º ano) e “Um olhar para o horizonte: conexões entre o real e o imaginário” (3º ano).
A culminância das atividades construídas durante a realização dos projetos se deu na Mostra Cultural 2023. Foram apresentadas produções audiovisuais, como curtas-metragens, documentários, propagandas e videoclipes sobre os mais variados temas e gêneros, além de podcast, produções literárias e exposições fotográficas. Assim, nesse momento, foi possível congregar e compartilhar todos esses saberes desenvolvidos ao longo do ano letivo com a comunidade escolar.