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A experimentação investigativa como ferramenta para o ensino-aprendizagem na área de ciências da natureza
Adalberto Pereira Soares | Brenda Sarmiento de Andrade | Gabriel da Costa SantosPedagogia
03/10/23
Educacional

A educação científica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades críticas e na promoção do pensamento científico entre os estudantes. Uma das abordagens mais eficazes para alcançar esse objetivo é a experimentação investigativa (EI) em sala de aula. Essa abordagem envolve a realização de experimentos práticos e investigações, permitindo que os alunos explorem conceitos científicos, desenvolvam habilidades de resolução de problemas e compreendam a natureza das ciências da natureza, como a biologia, a química e a física. Neste artigo, exploraremos os benefícios da experimentação investigativa em sala de aula para disciplinas de ciências da natureza, destacando como essa metodologia pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

Diante disso, a EI incentiva os alunos a realizar perguntas, formular hipóteses e promover investigações para encontrar respostas a partir do levantamento de problemáticas condizentes a experimentação trabalhada. Sendo assim, a EI busca estimular o pensamento crítico, uma vez que os estudantes não apenas aprendem fatos, mas também desenvolvem a capacidade de analisar, interpretar e avaliar informações científicas. Ressalta-se que, a EI muitas vezes envolve a aplicação de conceitos científicos da vida cotidiana auxiliando a percepção da relevância da ciência na vida dos discentes.

Em um contexto geral, a realização de experimentos práticos por si só permite que os alunos tenham uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos, permitindo que os discentes possam ver, tocar e interagir com os materiais e fenômenos, tornando o aprendizado mais concreto e significativo.

Contudo, a EI em sala de aula é uma abordagem poderosa para o ensino de disciplinas de ciências da natureza, pois não apenas ajuda os alunos a adquirirem conhecimento científico, como também promove o desenvolvimento do pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. Além disso, essa metodologia torna a ciência mais acessível e interessante para os alunos, conectando-a com a vida cotidiana e incentivando a curiosidade. Portanto, é fundamental que os educadores incorporem a EI em seus planos de aula, garantindo assim uma educação científica mais envolvente, eficaz e resolutiva.