Início
Artigos
A idade ideal para começar a estudar uma nova língua
Thiago Alessandro Linke,Docente do Senac Ijuí
13/03/23
Educacional

Se você cursou o ensino regular, então você provavelmente concorda que os anos iniciais da formação dos sujeitos são fundamentais para que as próximas etapas tenham um melhor desenvolvimento. O mesmo acontece com o ensino de uma nova língua. Quanto mais cedo iniciarmos o contato com uma língua exterior, melhor será o desenvolvimento cerebral de atividades e habilidades necessárias para uma melhor fluência.

Estudos apontam que após os 10 anos de vida, há um declínio em nossa capacidade de aprendizado e, por isso, iniciar o estudo e a prática de um segundo idioma quando somos mais jovens possibilita que tenhamos um maior desenvolvimento dentro desta. É por meio de brincadeiras, situações reais e diálogo que se aprende a falar. Aprendemos nossa língua materna assim e, também, esta é uma das formas com que as crianças podem aprender uma nova.

Aprender uma segunda língua tem se tornado cada vez mais importante no mundo globalizado em que vivemos, e quanto mais cedo este importante passo para o desenvolvimento pessoal for dado, mais fácil será para que o estudante o compreenda de maneira efetiva. Embora não exista uma idade ideal para começar a estudar, quanto mais jovens os estudantes, melhor, pois terão como articular o segundo idioma ao seu processo de desenvolvimento acadêmico e social.