Início
Artigos
O carnaval da fronteira e seu ritmo que une culturas
Hadiz Maria Selva Ali TasLicenciada em Idiomas e Literatura, pós-graduada em Tecnologias e Educação a Distancia
06/02/23
Educacional

Está chegando uma das datas mais aguardadas por todos os que moram na fronteira, a data onde se celebra a alegria e o samba. Aqui na divisa entre Brasil e Argentina as culturas se misturam, dando origem ao carnaval da fronteira e da integração. Para aqueles que me perguntam se em toda a Argentina se celebra o Carnaval, a resposta é: sim! Só que os ritmos e as danças não são como as que vemos aqui no Brasil.

Ao ir aprofundando-nos na Argentina o ritmo muda e surge a protagonista do samba a “Murga”, que são danças alegres e seus passistas acompanham esses movimentos com assobios, tambores, pratos e bateristas.

Nas últimas décadas, a febre do carnaval inspirado no brasileiro se espalhou, as cidades que o celebram levam aproximadamente um ano na preparação das fantasias e dos enredos. À exceção do restante do pais onde o ritmo é estilo murga & cúmbia, o Samba no pé está presente na cidade de Paso de Libres e talvez por esse motivo seja considerada o berço do Carnaval Argentino -“La cuna”.

O carnaval de Paso de los Libres é de fato um pioneiro dos carnavais da província, pois possui costumes ou elementos dos carnavais típicos brasileiros devido à sua geografia próxima ao Brasil e às várias escolas de samba encontradas na cidade. Os desfiles de carnaval de Paso de los Libres são realizados em um sambódromo próprio e nesta festa participam grupos e trupes locais, que são julgados por um rigoroso regulamento de competição para escolher a melhor escola da temporada. Além disso, as baterias de samba da região também desfilam no local, dando a chance de mostrar todo o trabalho que fizeram no último ano.

Desta forma, todos os anos os países que fazem divisa com o Rio Uruguai se integram numa das datas mais alegres do calendário, valorizando as culturas dos seus povos, trocando experiências, conhecimentos e promovendo a diversidade e inclusão.

Mais informações:

https://pasodeloslibres.gob.ar/carnaval-de-la-frontera-grupo-especial-se-prepara-para-su-gran-apertura