É de senso comum que cuidar da saúde física é imprescindível para garantir a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Entretanto, nem todo mundo reconhece a importância do cuidado com a mente e como o descuido com a saúde mental pode ter consequências graves.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde mental compreende bem-estar, onde a pessoa consegue desempenhar atividades e habilidades, lidar com as inquietudes da vida, ser capaz de produzir e contribuir para a sua comunidade. Um indivíduo com saúde mental preservada compreende que não há perfeição e que todos os seres humanos possuem limites. Compreende também que a vida em si é constituída por diversas emoções, como alegria, amor, tristeza, raiva, dor e frustração.
E além disso, conseguem enfrentar os desafios e mudanças do cotidiano mantendo o equilíbrio, procurando ajuda quando percebem dificuldades em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.
Buscando a conscientização sobre a saúde mental, surgiu a campanha Janeiro Branco. Uma iniciativa que visa estimular a compreensão sobre os riscos dos danos emocionais, prevenindo problemas como estresse e ansiedade, enfatizando a importância dos cuidados com a saúde mental e sua influência no surgimento de outras doenças físicas e emocionais. Resumindo: uma campanha dedicada à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade!
Janeiro, primeiro mês do ano! Existem diversos simbolismos relacionados ao mês de janeiro, um deles é a perspectiva de início, renovação, esperança, mudanças. Mas também é um período onde muitas pessoas experimentam sentimentos de melancolia, angustia, medo e ansiedade. Pensando neste “clima”, a campanha acontece em janeiro, trazendo a ideia de que é possível começar algo, principalmente começar o autocuidado.
E a cor branca? A cor branca simboliza um quadro, uma página em branco, onde cada ser humano tem a oportunidade de escrever, desenhar uma nova história. Um novo começo, uma nova história!
De acordo com a OMS, estima-se que em cada 100 pessoas, ao menos 30 sofrem ou sofrerão, em algum momento da vida, de problemas de saúde mental. Para preservar sua saúde mental, são necessários trabalhar alguns pontos, como:
- Procurar estar bem consigo mesmo e seus pares;
- Compreender os desafios da vida;
- Procurar o equilíbrio com os sentimentos e sensações, agradáveis ou não, mas que constituem a vida;
- Perceber e reconhecer os próprios limites e
- Buscar ajuda quando necessário.
Vamos aproveitar a campanha deste mês de janeiro! Permita-se viver a sensação de renascimento com possibilidade de mudança e faça algo importantíssimo à sua saúde mental: de tempos em tempos, reveja suas atitudes, permita-se aprender constantemente, não exerça cobrança exagerada sobre si mesmo! Assim você recupera suas energias, encerra ciclos e poderá iniciar uma nova etapa em sua vida!!!
Fonte: Janeiro branco. https://janeirobranco.com.br