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Spelling Bee: aprendizado com diversão
Valeska Berman Machado e Vitoria Brito SantosDiretora do Senac Uruguaiana.
17/10/22
Educacional

O processo de competições esteve durante muito tempo ligado a uma vertente de polarização entre os que eram contra haver qualquer movimento competitivo no ambiente escolar e aqueles que eram a favor. Não iremos entrar nesse amplo debate, porém começaremos este texto falando da importância do Spelling Bee no ensino-aprendizado.

Podemos pensar, como suscitam alguns teóricos da área de estudo dos esportes que validam o movimento de construção de uma competição com o principal foco na vitória, em que um/uma campeão/ campeã têm a deferência em relação aos outros participantes, tendo em vista único e exclusivamente o melhor resultado. Porém, podemos nos propor a pensar que qualquer atividade competitiva desenvolvida em um ambiente escolar precisa ter como ponto de partida o entendimento sobre a caminhada e sobre o percurso de construção do saber no transcorrer da realização do jogo em si. O Scripps National Spelling Bee surge na década de 20 nos Estados Unidos. A competição de soletração é um esporte de aprendizado tão difundido entre mais de 80 países que falam o inglês como língua nativa que se tornou tão famosa a ponto de ser transmitida pelo Canal de Esportes ESPN. No Brasil, tivemos grandes momentos na TV aberta com o Programa Soletrando, quadro do antigo Programa Caldeirão do Huck, nas tardes de sábado da Rede Globo. Ambas as competições têm um objetivo: encontrar um vencedor de soletração de palavras, seja em inglês ou em português.

Soletrar é um dos processos iniciais do aprendizado da leitura e da escrita de qualquer idioma, sendo realizado empiricamente através do método silábico de ensino de alfabetização no Brasil. Dentro das instituições de ensino, que sim, realizam atividades competitivas, temos algumas competições, dentre elas, as de soletração. O Senac realiza o Spelling Bee nos cursos de idioma de Língua Inglesa. A etapa escolar da competição ocorre entre as turmas de cada instituição para depois seguirem à etapa por microrregiões e, por fim, para a etapa regional quando teremos um campeão ou uma campeã.

O que nós buscamos, enquanto escola, ao realizarmos esse tipo de atividade é que os estudantes tenham um processo de aprendizado lúdico e divertido, que compreendam na caminhada a riqueza das palavras, a forma como a estrutura da língua se dá e, principalmente, que entendam que existe um vencedor em cada esporte, mas que participar da construção da competição é na mesma medida divertido.