Se a sua empresa ou serviço tem um site, software ou outro, isso só acontece porque alguém trabalhou muito, fez testes, corrigiu erros etc. Sem falar, em todo o trabalho feito para manter essas estruturas funcionando normalmente e propor melhorias para qualificar o desempenho dos serviços oferecidos.
Mas e aí: você sabe quem foi a primeira programadora? Sabe como surgiu a ideia de criar um dia para homenagear essas pessoas que salvam vidas (e sites), diariamente?
Então, nós iremos lhe contar um pouco de como todo esse universo surgiu e quem fez dessa profissão um sucesso, que demanda muitos profissionais qualificados e faz ter um mercado muito competitivo e com altos salários.
O Dia do Programador é comemorado no 256º dia do ano. Essa data teve origem na Rússia, mais precisamente no ano de 2002.
Nesse ano, Valentin Balt, então funcionário de uma empresa de webdesign, coletou assinaturas entre os seus colegas de trabalho, pensando na criação da data em homenagem aos programadores. Sua ideia, era juntar o maior número de assinaturas e encaminhá-las ao governo para ter o reconhecimento do dia.
Bom, a história demorou um pouco para ter final feliz. Apenas em 2009, o Dia do Programador foi homologado pelo então presidente e atual primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev.
Outro nome importante é Ada Levelace. Matemática e escritora inglesa, ela foi a responsável por escrever o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Isso ocorreu quando ela se juntou ao matemático Charles Babbage, criador da Máquina Analítica. Enquanto trabalhou com Babbage, a Ada desenvolveu os algoritmos que possibilitam a computação dos valores de funções matemáticas. Outra contribuição dela foi a publicações de uma série de notas a respeito da Máquina Analítica.
Em 1998, Associação Britânica de Computação criou a Lovelace Medal, com o objetivo de premiar profissionais de destaque na área da tecnologia. Ainda nos reconhecimentos, Ada tem uma data para chamar de sua: desde de 2009, na segunda terça-feira do mês de outubro, é comemorado o Ada Lovelace Day. A data foi criada pela tecnóloga social, jornalista e escritora, Suw Charmam-Anderson, e celebra as conquistas femininas em áreas do mercado que são ocupadas, em sua maioria, por homens.
O Dia do Programador é muito importante pois, sem eles nós não teríamos vida em nossos equipamentos, não teríamos sentido em usar um celular ou, até mesmo, um computador. Tudo o que conseguimos mexer e interagir é por causa desses fantásticos profissionais.
O curso Técnico de Informática das escolas Senac forma os estudantes para atender o mercado de trabalho e as demandas que o comércio e empresas precisam nos seus desafios diários, fazendo com que eles estejam sempre à frente das tecnologias emergentes e com qualidade de profissionais altamente capacitados e prontos.