Início
Artigos
Agilidade emocional para empreendedores  
Vinicius Lopes da SilvaBacharel em Hotelaria e licenciado em Filosofia pela PUCRS, pós-graduando em Mídia e Educação pela UNIPAMPA e professor do Senac Uruguaiana
19/07/22
Educacional

Quando o foco supera as distrações, divers as vezes o comportamento rígido desperta bloqueios que nem mesmo nós entendemos o porquê de ocorrerem. Acontece que para alcançarmos a agilidade emocional, precisamos nos desenredar dos processos que nos afastam daquilo que afeta nossa coerência e capacidade de resolver desafios e conflitos do dia a dia, como empreendedor.

Para ter sucesso nesse sentido, precisamos ter motivos reais e claros sobre quais são os nossos objetivos pessoais, propósitos de vida e profissional. Esses saberes repercutem de forma impactante na realidade e precisamos lidar de forma consciente, desviando de sentimentos considerados problemáticos como a raiva, a vergonha e a ansiedade. No entanto, nosso emocional, em diversas situações, traz questões do passado que confundem nossa percepção sobre o que realmente acontece. Essas sensações podem interferir sobre o controle que temos sobre nossas ações e tomadas de decisões, nos levando a ter atitudes como “perder a cabeça” e dizer palavras inapropriadas. Essas situações podem ser um reflexo íntimo de que estamos reagindo de forma equivocada e esses sinais evidenciam que podemos nos tornar cada vez mais fracos e artificiais, nos tirando do prumo ao invés de garantir e proteger nossos interesses legítimos e perseverantes. Veja algumas dicas para desenvolver a agilidade emocional:

I.Dar as caras e ser resiliente: enfrente seus pensamentos, emoções e comportamentos de forma gentil. Seja curioso, demonstre boa vontade e pró-atividade em relação a autocrítica. Muitos pensamentos e emoções são momentâneos e precisam ser atualizados para podermos ter reflexos precisos da realidade, evitando distorções prejudiciais na nossa própria forma de entender.

II.Ser coerente com seus princípios e objetivos: após organizar e acalmar nossos processos mentais, devemos criar um espaço para relacionar os pensamentos e o pensador. Precisamos nos concentrar mais naquilo que realmente nos interessa, como os nossos valores, as nossas prioridades e nossas principais metas. Aceitar e nos afastar das coisas prejudiciais, conflitivas e perturbadoras nos possibilita ativar nosso lado que "enxerga mais além”, unificando pensamentos, sentimentos e valores, apresentando novos rumos e perspectivas que aumentem nossas chances de chegar lá.

III.Seguir em frente, sem medo de enfrentar o desconhecido: quando ajustamos e melhoramos as rotinas básicas e habituais da vida, por meio da repetição diária, ativamos um poder de mudança potente que nos confere a possibilidade de fazer com que os movimentos difíceis se parecem fáceis. Isso implica fortemente sob a estética da exibição e quando alguma coisa se desequilibra, nosso centro vital corrige automaticamente.

A principal meta da agilidade emocional é ter na sua vida um sentimento de desafio e crescimento permanentemente vivo e saudável. Entretanto, aplicar múltiplas tarefas simultaneamente é, muitas vezes, doloroso. E o fato de estarmos sobrecarregados e tensos, nos traz a certeza do impacto no bem-estar e na autoestima, sobrecarregando o estresse normal diário. Isso envelhece prematuramente até mesmo as células cerebrais e, ainda, podem causar danos físicos.

As demandas da vida moderna causam, muitas vezes, a sensação de estarmos presos e imprensados em ciclos e fases autodestrutivas. Mas, é justamente quando as coisas estão se fechando para nós, que precisamos ser ágeis e evitar o fracasso. E vai muito além disso, nesse instante temos a oportunidade absoluta de modificar o que não gostamos e o que não nos faz bem, controlar e corrigir limitações e preocupações que nos incomodam, buscando uma posição reconfortante.

A agilidade emocional permite a possibilidade de permanecer no presente, modificando ou mantendo a melhor forma de vida e conciliar as suas intenções e preferências, fazendo com que coisas importantes acontecem na sua vida, além de encontrar caminhos melhores e mais prósperos em virtude.

 

* Vinicius Lopes da Silva é bacharel em Hotelaria e licenciado em Filosofia pela PUCRS, pós-graduando em Mídia e Educação pela UNIPAMPA e professor do Senac Uruguaiana da área de idiomas. Além disso, desenvolve pesquisas e projetos em Ciências Sociais Aplicadas, Teorias e Práticas da Linguagem e do Conhecimento. Concentra seus estudos nas áreas de Educação Pessoal, Escolar e Corporativa, além de treinamento e desenvolvimento humano. Proprietário da CisplatinaSupplyCo, empresa de assessoria e consultoria corporativa para branding, e-commerce, mídia sociais e marketing digital; plataformas de lançamento, info-produtos e broadcasting.