Início
Artigos
A importância de ser fluente em inglês: mobilidade global, acesso e autonomia
Vinicius Lopes Bacharel em Hotelaria e licenciado em Filosofia pela PUCRS, pós-graduando em Mídia e Educação pela UNIPAMPA e professor do Senac Uruguaiana
19/07/22
Educacional

A aprendizagem da língua inglesa se desenvolve a partir de uma abordagem metodológica dinâmica, voltada para a memorização de vocábulos por relevância e prática conversacional ativa. O desenvolvimento de estudantes adolescentes e adultos do nível iniciante para o nível avançado, ocorre quando se torna possível se comunicar e se relacionar com propriedade e segurança, por meio da língua inglesa.

Considerada uma língua franca, falar Inglês fluente significa ter independência e recursos em frente a diversas situações. A partir da aprendizagem e uso do idioma, é possível interagir com diversas pessoas, lugares e culturas ao redor do mundo. Realizar coisas simples, tais como ir ao supermercado, pedir um cafezinho ou comprar biscoitos, se tornam possíveis como um passe de mágica. Além disso, situações mais complexas que envolvam centrais de informação e atendimento, como utilizar os meios de transporte, hospedagem, restaurantes, entre outros equipamentos turísticos, se tornam acessíveis quando falamos inglês. Aprender esse idioma, como uma segunda língua, é uma oportunidade real de poder se conectar melhor com o mundo de forma espontânea e viver experiências inesquecíveis. Confira algumas dicas fundamentais para tornar seu inglês fluente:

I.O inglês pertence a uma família linguística diferente. Não procure encontrar padrões na gramática do português, que é originário da família linguística latina. O inglês provém do Indo Europeu e tem uma estrutura gramatical diferente, inclusive mais fácil. Um exemplo é a conjugação de verbos, que ocorre somente na terceira pessoa do singular, com regras prescritas.

II.Estude com frequência e regularidade. Estudar inglês uma hora por semana não é o suficiente para desenvolver e potencializar a capacidade de aprendizagem do idioma. A melhor opção é a prática diária. É importante imergir o máximo que conseguir de todas as formas possíveis e se desafiar a ouvir, ler e dizer palavras e frases em inglês, falando consigo mesmo e, se possível, com outras pessoas.

III.Ações no seu dia a dia que potencializam o uso do idioma: usar aparelhos, tais como celular, tablete, computador e configurar para o inglês os softwares mais utilizados; assistir a séries e filmes com áudio e/ou com legenda em inglês; ouvir e cantar karaokê com músicas em inglês; assistir tutoriais on-line sobre dicas de pronúncia, variações linguísticas e uso prático.

A convicção e a autoconfiança baseada no preparo e dedicação são as melhores maneiras para você adquirir confiança e parar de pensar que você está apenas aprendendo inglês, e agir como alguém que fala realmente. É uma mudança de perspectiva que torna você mais confiante e objetivo, ajudando a praticar o inglês com mais eficiência e habilidade, parando de traduzir tudo mentalmente.

O fundamental sobre aprender um novo idioma é equilibrar estudo e prática. Falar inglês fluente não é simplesmente saber a gramática, falantes nativos também cometem erros gramaticais! Sabemos que as crianças aprendem a falar antes de aprender a escrever. Ser fluente significa saber se comunicar no idioma.

Portanto, a fluência em língua inglesa, especificamente, permite ter autonomia em diversas atividades necessárias e vitais para o sujeito como agente globalizante. No entanto, pode se tornar difícil colocar as regras e palavras na produção de uma frase ou discurso. Não pode ser o medo de falar algo errado que desvie sua capacidade de falar inglês com fluência. Ainda que falando com alguns erros, continue falando com autoconfiança e autoafirmação.  Geralmente, as pessoas entendem o que comunicamos, até mesmo cometendo alguns erros. O aperfeiçoamento se dá aos poucos, conforme o uso da língua vai se tornando natural. Quanto mais se fala, mais se aprende! E frases, termos corretos e pronúncias acertaremos com a prática diária.

 

* Vinicius Lopes da Silva é bacharel em Hotelaria e licenciado em Filosofia pela PUCRS, pós-graduando em Mídia e Educação pela UNIPAMPA e professor do Senac Uruguaiana da área de idiomas. Além disso, desenvolve pesquisas e projetos em Ciências Sociais Aplicadas, Teorias e Práticas da Linguagem e do Conhecimento. Concentra seus estudos nas áreas de Educação Pessoal, Escolar e Corporativa, além de treinamento e desenvolvimento humano. Proprietário da CisplatinaSupplyCo, empresa de assessoria e consultoria corporativa para branding, e-commerce, mídia sociais e marketing digital; plataformas de lançamento, info-produtos e broadcasting.