Início
Artigos
Marketing é fácil e deixa você rico!
Valéria Veiga DiasProfessora do Senac Tramandaí
08/07/22
Educacional

No dia em que se comemora o dia do profissional de Marketing, eu, docente e profissional nesta área trago algumas reflexões para os que atuam e pretendem atuar nesse mundo. O Marketing envolver diferentes olhares, percepções e áreas, mas para trabalhar com Marketing é preciso apurar o olhar, ver além do que os olhos podem ver. Fazer marketing é dar significado ou tornar indispensável o que parecia insignificante, mas não é mágica não, é Marketing.

Muitas vezes é preciso ver o novo, ver de novo, ver o novo antes do outro. Remodelar, adaptar, inovar, criar, comunicar, tudo isso faz parte da rotina dos profissionais que atuam em Marketing. Apesar de uma visão e aplicação múltipla e democrática, fazer Marketing é sério! Para aqueles que acham que é fazer “frase bonita”, “vender”, “fazer post”, “fazer manipulação do capitalismo malvado” estão muito errados. Afinal, o que a maioria vê é apenas a ponta do iceberg, nos bastidores é que o Marketing acontece, é onde a pesquisa é pensada, planejada e aplicada, é onde os cientistas de dados e profissionais do marketing analítico avaliam os dados oriundos de coletas digitais. Quando as cortinas se abrem, as estratégias já estão alinhadas, e por meio de ferramental de comunicação, publicidade e propaganda, o público vê o resultado.

Resumir informação de pesquisa e estratégias em poucos minutos exige muito conhecimento e estudo. Quando você pensar em uma propaganda incrível, tiver uma experiência memorável, fica atento as cores, a música, o perfume de um ambiente, olhar com atenção ao merchandising no supermercado, ou fica encantando com um texto persuasivo (copywriting) lembre-se, isso é Marketing. Se você acha que ainda parece fácil, vou te contar. Pode dar tudo errado. Afinal, o público mau delineado pode significar o fracasso, já que as pessoas erradas receberão a comunicação planejada. Além disso, não esqueça, quem faz o marketing não é a inteligência artificial, a IoT (internet das coisas), ou o software, são as pessoas.

Ok, ok, não é um texto sobre capital humano, mas sem pessoas treinadas para comunicar todos os incríveis benefícios dos produtos e serviços, não conseguimos nem vender água no deserto, digo isso porque algumas pessoas ainda acreditam que alguns produtos não precisam de Marketing, que o produto é tão bom que se vende sozinho (confesso que estou sorrindo enquanto escrevo isso). Por que isso não é verdade? Porque todos os produtos e serviços possuem concorrentes diretos e indiretos, e brigam por clientes. Porque a internet e as redes sociais disparam milhares de estímulos por minuto aos olhos dos leads (potenciais clientes), o que torna cada vez mais difícil chamar atenção. Boca a boca funciona, mas não é milagre.

Por todos esses motivos, eu vou retomar o título deste texto e te garantir. Não, não é fácil, você não fica rico sem esforço, os gurus do Marketing vendem a melhor promessa e você pode comprar um passaporte furado para uma felicidade inexistente. Marketing é maravilhoso, e assim como outras áreas, exige esforço e estudo para dar certo, e se você pensa em ser um profissional capaz de fazer a diferença também precisa ser diferente daqueles que acreditam que o sucesso pode ser comprado no Instagram por 10 Reais em um curso de uma semana.