Início
Artigos
A Evolução da Enfermagem e sua importância para o sistema de saúde
Juliana Bracini EspadimEnfermeira e Orientadora de Educação Profissional no Senac Uruguaiana
18/05/22
Educacional

Dia 12 de maio, comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro(a), em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, comemora-se a Semana da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. Muitos anos se passaram, e a profissão foi aperfeiçoando suas qualificações, porém, sempre mantendo sua meta maior - que é o cuidado e o bem-estar com o paciente. Nos primórdios da Enfermagem, a profissão era realizada por homens e mulheres abnegados, que cuidavam do bem-estar dos enfermos, tentando garantir a eles uma situação digna de saúde básica e de sobrevivência. Entre os séculos V e VIII d.C., por exemplo, alguns princípios da Enfermagem eram aplicados pelos detentores da fé. No caso, os sacerdotes. Mais tarde, por volta do século XVI, a atividade era vista, na Europa, como uma profissão que já começava a se institucionalizar, principalmente a partir da Revolução Industrial.

No entanto, foi somente no século XIX, na Era Moderna, que ela, de fato, ganhou notoriedade com as figuras das duas mulheres incríveis que acima já foram citadas. Toda a notoriedade e avanço ainda não se torna suficiente diante dos percalços enfrentados nesta profissão. Porém, destaco que neste mês houve a tão esperada aprovação do piso salarial. O novo piso para os enfermeiros do país foi estabelecido no Projeto de Lei nº 2564/2020, proposto pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e aprovado nos termos da emenda da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), fixando em R$ 4.750 o valor para enfermeiros e pisos proporcionais de 70% do valor para os técnicos e 50% auxiliares e parteiras, corrigidos pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor).

Para que o piso seja efetivado falta a sanção presidencial, que possui o prazo de 15 dias úteis para ser estabelecida - após o envio do documento pela Câmara. Porém, ainda não há concordância sobre o orçamento e nem a certeza de quando o piso estará definitivamente em lei. A prática diária de atuar na Enfermagem requer doação, cuidado constante, disciplina, ética, responsabilidade social, comprometimento e, acima de tudo, tratar e cuidar do próximo com amor, compaixão e respeito. Ao escolher essa profissão, colocamos o outro em primeiro lugar, não há dias ou momentos ruins que possam vir a prejudicar o atendimento e acolhimento ao paciente.
 
Atravessamos dois anos de pandemia, estivemos na linha de frente, fomos atuantes, cuidadosos e conseguimos superar todas as tristezas, dificuldades, tensões e incertezas diante do cenário que fora apresentado. Para mim, ser profissional da Enfermagem, atuar cuidando das pessoas e lecionar, é a certeza que escolhi o melhor caminho e que todas as dificuldades enfrentadas foram também uma vitória que sempre será celebrada. Parabenizo os colegas e futuros colegas de profissão e peço que sigam na certeza que o cuidar do outro é também cuidar de si!
 
*Enfermeira, pós-graduanda em Urgência Emergência e UTI e em Cuidados Paliativos. Orientadora de Educação Profissional no Senac Uruguaiana. Enfermeira da UPA 24 horas. Pesquisadora voluntária no Projeto de Pesquisa Vigilância em Saúde.