Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Contribuindo para um aprendizado significativo

por Karen Gottsche Moreira - docente do Senac Caxias do Sul

Enquanto docentes em sala de aula, em que podemos contribuir? Qual é o nosso papel?

Nos dias atuais se faz necessário revermos a prática pedagógica para atender as demandas do mercado na área da saúde. Contribuir para a formação de um profissional preparado para o mercado de trabalho, inovar, motivar, transformar indivíduos em sujeitos da aprendizagem construindo juntos os conhecimentos, é o nosso papel.

Mudanças geram desafios e proporcionam romper barreiras e conceitos já ultrapassados nos dias de hoje.

Na aprendizagem significativa que o aluno interage, questiona, participa e constrói conhecimentos que podem ser baseados em problematizações, trocas de vivências e experiências entre os alunos e o docente. A construção do conhecimento não se limita ao docente.

Mas, o que é problematizar? É oportunizar ao aluno desenvolver uma consciência crítica e reflexiva da situação proposta.

Problematizar estimula o aluno a reorganizar a relação teoria e prática, desenvolve a responsabilidade do seu aprendizado, proporciona diálogo, questionamentos e discussões do contexto, que está sendo trabalhado em sala de aula.

Essa proposta pedagógica contribui para mudanças de mentalidade e re-significa o processo ensino-aprendizagem.

As possibilidades de se trabalhar com novas práticas pedagógicas levam-nos a rever os modelos do ensino tradicional, pois enquanto docentes temos um compromisso na educação do profissional da área da saúde.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato