Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O Ensino a Distância como forma de aprendizagem

por Aline Maria Pereira - docente do Senac Caxias do Sul

Atualmente, podemos considerar duas modalidades de ensino: ensino presencial e o ensino a distância. Ensino presencial é aquele dito “tradicional”, onde acontece na sala de aula e existe um contato direto entre aluno e professor. No ensino a distância, aluno e professor estão separados fisicamente, utilizando a tecnologia da informação como ferramenta principal, podendo, ou não, haver encontro presencial.

Um marco importante na história da educação a distância foi quando a Gazeta de Boston, em 1728, deu início à oferta de cursos por correspondência. Após essa data, aos poucos houve o aprimoramento dessa forma de educação e em 1840 surge a primeira escola por correspondência na Europa. Pouco a pouco outros países passaram a adquirir essa forma de educação. No Brasil, em 1941, surge o Instituto Universal Brasileiro que oferece cursos profissionalizantes a distância, e em 1947 surge a Universidade do Ar patrocinada pelo Senac, Sesc e alguns associados. O objetivo dessa Universidade era oferecer cursos radiofônicos. Com o avanço da tecnologia e a chegada do computador e da internet todo esse cenário mudou, e mudou para melhor.

Nos anos de 1970 e 1980 algumas instituições de ensino particulares começaram a utilizar aulas via satélite e, na década de 90, as Instituições de Ensino Superior mobilizaram-se para a oferta de educação a distância através do uso das ferramentas de Tecnologia da Informação como computador e internet. A Educação a distância, no sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o professor e o aluno estão separados (no tempo ou no espaço). No sentido que a expressão assume hoje, enfatiza-se mais a distância no espaço e propõe-se que ela seja contornada através do uso de tecnologias de telecomunicação e de transmissão de dados, voz e imagem.

A educação a distância vem crescendo no Brasil de forma considerável e esse fato se dá devido a inúmeros fatores relacionados com a realidade atual. Em 2012, segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância, a procura por esse tipo de ensino foi maior que a do ensino presencial e, devido a isso, a oferta de cursos na modalidade EAD também vem aumentando. São cursos que vem acontecendo desde a Educação Básica até o Ensino Superior, e que podem ser estendidos aos treinamentos e cursos profissionalizantes. O ensino a distância vem permitindo o acesso à educação àqueles que eram excluídos do processo educacional, sendo por dificuldades de acesso, indisponibilidade de tempo em horários de aulas presenciais, custo de deslocamento e até mesmo custo do próprio ensino. Como benefícios, essa prática proporciona flexibilidade de horários, pois é o aluno que escolhe seus horários conforme a sua disponibilidade; permanência do aluno no ambiente familiar; interatividade e autonomia do aluno no desenvolvimento das atividades. Sem contar com a pedagogia de ensino que é inovadora na educação. E, assim como existem as facilidades, existe também a exigência, pois ao contrário que muitas pessoas imaginam, o ensino a distância não é mais fácil que o presencial, pois exige do aluno envolvimento, integração e participação constante para atingir os resultados esperados da aprendizagem.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato