Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Os diferentes tipos de harmonização com cerveja

por Gustavo Bonfiglio - Docente de Caxias do Sul

 

Com a grande popularização de cervejas, sendo elas artesanais ou não, e a descoberta de novos estilos por seus apreciadores, muito se fala da harmonização de cervejas e alimentos, na qual se busca um prazer sensorial onde as características de ambos são reveladas e valorizadas. A harmonização perfeita busca uma experiência sensorial, única e pessoal, mas que segue certos padrões e sugestões, já que existe uma base comum para cada sabor e aroma.

Em aula recomendamos que os alunos tenham mente aberta para a utilização de todos os sentidos, principalmente o paladar, o olfato e até mesmo o tato, já que ao se beber uma cerveja pode se perceber a carbonatação e temperatura da mesma.

Existem três parâmetros para a harmonização de alimentos e cervejas, sendo que eles partem de um princípio de combinações de características de forma que nenhuma delas fique de fora.

 A harmonização por semelhança, é baseada na combinação entre os sabores das cervejas e dos pratos com elementos comuns de acidez, doçura, aromas tostados, aromas frutados ou herbais.  Já a harmonização por contraste, é baseada na combinação entre cervejas e pratos que tenham elementos que contrastem entre si como, por exemplo, acidez e doçura, picância e refrescância, amargor e doçura, robustez e leveza, de forma que o sabor final combinado esteja em equilíbrio, sem que a cerveja ou o alimento se sobressaiam.

Para finalizar, temos a harmonização por corte que se dá quando, por exemplo, os elementos da cerveja quebram algumas das propriedades do alimento harmonizado. Isso é facilmente detectado quando, por exemplo, a alta carbonatação da cerveja “limpa” da boca a gordura residual de um queijo ou a picância de um prato apimentado, preparando o paladar para uma nova investida.  Para colocarmos isso tudo em pratica vamos a algumas sugestões de harmonização:

- Belgian Pale Ale com galeto assado

- Blonde Ale com pastelzinho de queijo ou carne

- Cream Ale com cesto de aperitivos (batata frita, salsichão, iscas de frango, polenta frita, queijo frito)

- Framboise ou Kriek com cheesecake de frutas vermelhas

- India Pale Ale com hambúrguer

- Witbier com sushi

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato