Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Higiene Mental

por Carine Piassa - Enfermeira Especialista e docente do Senac Caxias do Sul

Em nosso cotidiano vivemos momentos de inúmeras cobranças e crescente acúmulo de atividades. Tudo tem prazo para ser entregue, resolvido, escolhido ... ou seja, estamos cada vez mais escravos do tempo/relógio. 


Muitas vezes não percebemos o acúmulo de tarefas como algo que possa nos prejudicar. Porém, essa constante prática pode auxiliar no esgotamento mental e esse esgotamento resulta no aparecimento de inúmeras doenças mentais. 


Observe alguns sinais de alerta que indicam sobrecarga física e mental: 

- Esgotamento mental; 
- Cansaço físico; 
- Desânimo; 
- Insônia; 
- Sonolência diurna; 
- Irritabilidade. 

Esses fatores podem variar de pessoa para pessoa, porém se você se identificou com um ou mais sintomas, sugiro que pense em reorganizar algumas coisas em sua vida para manter sua saúde! E para evitar doenças relacionadas à sobrecarga cotidiana é necessário realizar uma “higiene mental”. 

Essa higiene pode ser realizada através da prática de atitudes que nos dão prazer, tais como: atividades físicas, leitura, ouvir música, ir ao cinema, cozinhar, aproveitar os momentos de lazer com a família, entre outras atividades. 

A partir do momento que nos cuidamos e trazemos para nosso consciente que somos importantes e que somos merecedores de uma vida saudável e feliz, nossas vivências se tornam mais leves e atraímos boas energias. Consequentemente, nos fortalecemos na vivência e superação de dificuldades da vida. 

Merecemos ser felizes e alcançaremos isso com mais facilidade se praticarmos mais a Higiene Mental em nosso dia-a-dia! 
 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato