Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Terapêutica Medicamentosa: recurso viável para garantia de administração de dosagem total na infusão parenteral

por Docente Thailise Azeredo Da Fonseca e aluno Adriano Rauber

Os estudantes dos cursos técnico em enfermagem, durante suas vivências práticas, são incentivados a prestar assistência hospitalar a indivíduos internados no hospital onde se encontram alocados. Dada a oportunidade, foi verificado que a técnica utilizada para a infusão lenta de medicamentos por via parenteral era inadequada, uma vez que não ofertava a totalidade da dose prescrita e apresentava riscos de reações químicas por incompatibilidade medicamentosa. Docente e estudante observaram que o mercado de insumos hospitalares não oferece um produto adequado para a garantia de efetividade do procedimento.

Este projeto visa apresentar uma solução inovadora que beneficie as instituições de saúde e seus pacientes. Para tanto pretende-se construir um protótipo de flaconete de soro fisiológico de 30 ml com adaptação a um equipo para infusão intravenosa, que será utilizado em um procedimento posterior a administração do medicamento para que nenhum resíduo permaneça na linha de infusão evitando, assim, perda de parte da dose prescrita e a interação medicamentosa entre dois fármacos que poderia se encontrar no dispositivo de infusão. O referencial bibliográfico baseia-se no procedimento que atualmente é utilizado para infusão lenta de drogas por via intravenosa, seus equipamentos, valores e seus riscos.

Na metodologia, detalha-se a execução do projeto bem como se relata as opções disponíveis no mercado, sua precificação, e os benefícios que o produto idealizado pode apresentar. Entende-se que o produto apresentado será uma opção financeiramente viável, que evitará o desperdício de solução, irá otimizar o trabalho da enfermagem e garantir a segurança do paciente tanto no recebimento de dosagem total de medicamento quanto na redução de risco de incompatibilidade medicamentosa. As imagens disponibilizadas do protótipo, ilustram um frasco que será primeiramente idealizado em impressão 3D. Acredita-se que o produto é inovador e resoluto a um problema que há anos está presente nas instituições de saúde e, muitas vezes, acaba resultando na ineficácia do tratamento do paciente, aumentando o seu tempo de internação ou até mesmo danos mais severos.

*Projeto apresentado pelo curso Técnico em Enfermagem sobre inovação nas empresas do comércio de bens, serviços e turismo, visando atender as exigências da 7ª Feira de Projetos do Senac-RS. O projeto ficou entre os 10 melhores da 7ª Feira de Projetos do Senac. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato