Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O sol como prevenção da depressão

por Thailise Azeredo da Fonseca: - Docente do Senac Caxias do Sul

Dicas enviadas pela Enfermeira e Docente do Senac Caxias do Sul Um dos principais hits deste verão traz a frase “bote a cara no sol”. Não é incorreto afirmar que, com prudência, o hit incentiva uma prática saudável e preventiva a alterações depressivas do humor, fazendo com que as pessoas se sintam mais felizes. Talvez, não seja à toa que o hit tem feito tanto sucesso.


A exposição adequada ao sol faz bem, nos deixa alegres e dispostos. Isso porque a luminosidade faz com que o cérebro iniba a produção de melatonina, uma substância que provoca relaxamento e fadiga corporal além de cansaço extremo, podendo ocasionar um transtorno de humor chamado depressão. (BORELLI, 2004)

Diversos pesquisadores defendem que 15 a 30 minutos diários de exposição, sem proteção e antes das 10horas da manhã, ativam a produção de vitamina D, prevenindo assim diversas doenças como depressão, osteoporose, diabetes e até mesmo o câncer. (BERTELLI, 2016) Conforme as estações se modificam a luminosidade do dia sofre alterações importantes. É visível que na primavera e no verão os dias são muito mais iluminados do que no inverno e outono. Este pode ser um fator crucial para as pessoas que sofrem de depressão. Indica-se que sejam realizadas caminhadas ao ar livre até mesmo no inverno para que o corpo aproveite ao máximo a luminosidade oferecida em cada momento. (CARVALHO, 2012)

Aproveitar o verão para realizar exercícios físicos ao ar livre e aproveitar o sol da melhor forma nos oferece vida saudável. A correria do dia a dia faz com que nos esqueçamos de cuidar da nossa saúde mental, evidenciando o estresse e os transtornos de humor. Aliar o período de férias de verão a uma mudança de hábitos para uma vida saudável parece ser uma boa pedida para se preparar para o ano que vem pela frente.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato