Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A sala de aula e sua arquitetura

por Franciele Mezzari Silveira Neches - Assistente Pedagógica do Senac Caxias do Sul

Em algumas circunstâncias, a sala de aula, ainda é organizada com classes enfileiradas, com um aluno atrás do outro, por ser uma forma cômoda e prática para o docente para manter a disciplina e o controle sobre os estudantes.

A mudança da disposição dos alunos ainda é vista como um tabu, onde ninguém tende a alteração, pois é uma arquitetura “engessada” dentro da escola formal. É possível que o hábito da mudança, possa acontecer a partir do momento em que os docentes entenderem que a forma em que os alunos estão organizados pode contribuir para uma prática de ensino e aprendizagem mais significativa.

Essa maneira de disposição dos alunos no espaço escolar é tão importante para a aprendizagem, quanto ter uma boa didática em sala de aula. E de que adianta ter uma boa didática, se o espaço vai contra isso? Quando se fala em organização do espaço escolar, não se pode deixar de discutir sobre a maneira em que as classes estão distribuídas.
Dentro de uma concepção educacional que vive a realização pedagógica como mera transmissão de conhecimento, onde o educando é um mero receptor pacífico, então o espaço é ocupado por mesas que ali estão enfileiradas, os alunos não necessitando se ver uns aos outros, onde basta olhar para a nuca do companheiro da frente e principalmente deve-se olhar para o professor que lá na frente “dá a sua aula”.

A forma como essa organização se dá varia de acordo com a aula planejada e as classes devem mudar de posição para atender os objetivos da aula. A aprendizagem se adquire na interação com o outro e com o espaço. Portanto, deixar as classes enfileiradas é a maneira menos indicada, pois assim não se estabelecem as relações necessárias para a construção do processo educativo, além de fortalecer a autoridade de maneira negativa do professor com os alunos. O espaço escolar precisa ser mais lúdico, mais criativo e coerente com as vivências de nossos alunos. A escola não pode e nem precisa ser lugar de tédio.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato